Espanha aberta para brasileiros? Você está pronto para viajar para o exterior?
top of page
Buscar

Espanha aberta para brasileiros? Você está pronto para viajar para o exterior?

Por Paulo Panayotis


Você já está pronto para viajar para o exterior? A Espanha anunciou nesta semana que reabrirá em junho suas fronteiras aos turistas estrangeiros já vacinados com as duas doses contra #Covid19. A novidade `bombou` no mundo do turismo e todos esperam ansiosamente os detalhes desta nova regra.

Jornalista Paulo Panayotis em voo antes da pandemia

Será que os brasileiros devidamente imunizados com duas doses das vacinas da AstraZeneca ou da Pfizer poderão enfim voltar a curtir o verão europeu? Será que a medida valerá apenas para a Espanha ou incluirá outras nações europeias? Será que a vacina #coronavac obterá aprovação da agência europeia de medicamentos? As dúvidas ainda são muitas, mas o alívio imediato desta notícia é inegável. Pelo menos alívio psicológico, certo?

Praias europeias no verão

Após o anúncio feito pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, sites que vendem bilhetes aéreos já sentem o aumento da procura. Hotéis registram gradativo crescimento nas reservas. "Todas as pessoas vacinadas e suas famílias também são bem-vindas em nosso país", declarou Sánchez. Claro que os turistas europeus ainda serão o grande público neste verão, mas o Turismo da Espanha mira também nos demais viajantes. Os números explicam a decisão espanhola. Segundo maior destino turístico mundial, a Espanha quer receber pelo menos 45 milhões de estrangeiros em 2021. Isto representa pouco mais da metade dos 83,5 milhões atraídos em 2019, antes da #pandemia. O setor de #turismo representa 14% do PIB espanhol. A ideia é testar o verão pós-vacinação "sem restrições e sem exigências sanitárias", afirmou. A entrada dos brasileiros em território espanhol ainda é uma incógnita. Isso porque os números de casos em #terrastupiniquins ainda estão muito altos, de acordo com padrões da Organização Mundial de Saúde. A vacinação tem ritmo lento e a vacina #coronavac precisa obter a aprovação da agência europeia de medicamentos.

Planejando roteiros na Europa

Mas está clara a disposição dos países da União Europeia (UE) em reduzir as restrições de viagem a turistas de fora do bloco antes do início da temporada de verão. A proposta de flexibilização foi aprovada na Comissão Europeia no início deste mês de maio. É bom lembrar que, com o Brexit, o Reino Unido não está incluído nesta decisão.

Reino Unido não segue mesmas regras

Enquanto as temperaturas sobem na Europa, a vacinação segue e o número de casos cai. Os europeus imunizados com as vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer comemoram e já arrumam as malas. O Conselho da União Europeia também chegou a um acordo sobre a criação do certificado digital de saúde para a covid-19. O objetivo desta ferramenta online gratuita é fornecer previamente às autoridades provas de vacinação, resultados de teste negativo ou de recuperação da doença. Tudo para facilitar os deslocamentos de forma mais segura.

Nova liberdade na Europa pós vacinação

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council) comemora este consenso e acredita que este #certificado pode ser uma das chaves para o retorno das viagens internacionais não-essenciais. O avanço da vacinação contra a covid-19 permite, sem dúvida, que os consumidores retomem seus planos de viagens.

Castelos na Europa no verão

Aqui nas “terras descobertas por Cabral” resta torcer e acompanhar os próximos anúncios. Mas sonhar com o próximo destino europeu começa a ser algo mais próximo e mais viável. Você já se sente seguro para viajar para o exterior? Dê sua opinião, #comente, #compartilhe.


Fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo



Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia.

bottom of page