Envelhecer bem é ser inspiração
top of page
Buscar

Envelhecer bem é ser inspiração

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Imagem: Rikki-Lee Wrighson / Scopio

Envelhecer bem é uma arte. Todos queremos envelhecer com saúde, com disposição e felicidade. Quem poderia pensar diferente disso?


Mas o fato é que nem sempre isso acontece. A velhice carrega a idade, o peso da vida, das marcas deixadas e sofridas, dos prazeres e dos desprazeres, dos acertos e dos erros. De fato, a idade não vem sozinha, ela carrega tudo.


Felicidade rima com velhice quando a sabedoria se estabeleceu como a capacidade de lidar bem com a vida e com as coisas. Quem envelhece bem é inspiração para os demais.


Nós envelhecemos como vivemos. Se você vive bem envelhecerá bem e quem vive mal envelhecerá mal. Envelhece bem quem reparte sua vida com os outros, quem ama, quem acolhe, quem perdoa, que não carrega raiva e rancor e nem alimenta sentimento de culpa.


Vive bem quem apreende todos os dias e sempre está aberto ao crescimento humano, mental e espiritual.

Você, como se vê e como se sente hoje? Santo Agostinho dizia que começamos a envelhecer desde o nascimento e esse processo dura toda a vida. Podemos comparar essa arte com a natureza. A primavera é o tempo do desabrochar da vida, da jovialidade e da vivacidade.


A plenitude da vida é o tempo de verão.


O outono é a colheita e o inverno é o tempo do repouso, da quietude e do descanso, para que a nova vida possa surgir.


Esse amadurecimento é arte e arte se aprende, se busca e se aperfeiçoa a cada dia.


Por isso, viva bem! Desfrute dessa arte!


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)

bottom of page