Engravidar durante a menopausa é possível?
top of page
Buscar

Engravidar durante a menopausa é possível?

Por Rede D'Or


As mulheres têm engravidado cada vez mais tarde no Brasil, como aponta um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na última década, houve um aumento expressivo de gestação com idade entre 35 e 39 anos, enquanto caiu a taxa de nascimento entre mães com até 19 anos. Os motivos para escolher esperar um pouco mais variam desde o planejamento familiar e o desenvolvimento pessoal até a construção da carreira.

Quando a mulher com idade a partir de 35 anos gera um bebê, já é considerada uma gravidez tardia. A partir dessa fase, a fertilidade começa a declinar, o que leva a uma redução da quantidade e da qualidade dos óvulos. Mas e quando a decisão de ter um filho só ocorre por volta dos 50 anos? Trata-se de uma gestação possível, mesmo diante da menopausa? Hoje, vamos esclarecer essas e outras questões relacionadas ao assunto. Confira as próximas linhas!


Climatério X Menopausa

A menopausa é caracterizada pelo período em que a mulher passa pela interrupção natural do ciclo menstrual. Além da ausência da menstruação por no mínimo 12 meses, pode se apresentar por meio de sintomas como ondas de calor, perda da libido, secura vaginal, instabilidade no humor e insônia. No geral, ocorre entre os 45 e os 50 anos.


Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível. Mesmo se o óvulo fosse fecundado, devido ao declínio hormonal, o útero não conseguiria receber e manter o embrião de forma adequada, o que também impossibilita a concepção espontânea de um bebê.


Por outro lado, o climatério é o período de transição entre o período fértil e a fase não reprodutiva da mulher. Embora o ciclo menstrual esteja irregular, nessa etapa ainda pode existir ovulação, principalmente durante a pré-menopausa. Logo, engravidar de forma natural é uma possibilidade, apesar dos maiores obstáculos. Porém, o cuidado deve ser redobrado nesse caso, uma vez que pacientes no climatério estão mais suscetíveis a doenças como hipertensão e diabetes, tornando a gravidez de alto risco.


Além disso, como no climatério a mulher pode ovular esporadicamente, é difícil saber quando a fertilização é capaz de ser concretizada. Inclusive, se o casal não deseja ter um filho, é importante usar métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada.


A gestação durante a menopausa

Nem sempre a menopausa representa o fim da maternidade. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e a evolução da medicina, uma mulher nessa fase da vida pode engravidar por meio de técnicas como a fertilização in vitro. Nesse procedimento, o óvulo doado ou previamente congelado é unido ao espermatozoide em laboratório para, só então, ser transferido ao útero da futura mãe. A paciente também precisa passar pela reposição hormonal com estradiol e progesterona, buscando preparar o endométrio para desenvolver a gestação.


A Fertilização In Vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida realizada nos hospitais e nas maternidades da Rede D’Or São Luiz, que existem desde 1977 e realizam mais de 30 mil partos por ano no Brasil. As unidades dispõem de uma equipe multidisciplinar para acompanhar a gestação desde o planejamento na medicina reprodutiva até o momento de dar à luz, com segurança e atenção à saúde do feto e da mãe.


bottom of page