Enchentes devem diminuir com as novas galerias do Córrego Zavuvus
top of page
Buscar

Enchentes devem diminuir com as novas galerias do Córrego Zavuvus

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB) finalizou as construções das novas galerias do Córrego Zavuvus, localizado próximo à estação Jurubatuba da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), região de Santo Amaro. As novas estruturas aumentaram a capacidade de escoamento de água do sistema de drenagem da região, reduzindo assim os alagamentos. As galerias já auxiliam no controle de enchentes no entorno da Praça Acapulco e na Avenida Eng. Alberto de Zagottis.


O córrego Zavuvus margeia e cruza vias de grande importância no sistema viário da cidade: Marginal do Rio Pinheiros, Avenida Interlagos e Avenida Yervant Kissajikian, onde está localizada a sede da Subprefeitura de Cidade Ademar. Sua nascente encontra-se na Rua Navio Perdido, em cidade Ademar, sendo que o mesmo desemboca no Rio Jurubatuba (canal do Rio Pinheiros).


Ao longo de seu percurso, o Zavuvus também recebe contribuições de diversos afluentes menores. As obras de readequação da Bacia Hidrográfica do Córrego Zavuvus têm como objetivo principal reduzir a frequência de inundações da Região de Santo Amaro e Cidade Ademar, nos bairros de Vila Joanisa, Campo Grande, Jardim Consórcio e Americanópolis, assim como reverter o quadro de degradação ambiental do bairro de Vila Joanisa através da canalização do córrego Zavuvus e implantação de parque linear.

Imagem: Divulgação

bottom of page