top of page
Buscar

Em Londres, sinta-se como James Bond!

Por Paulo Panayotis


Londres/ Inglaterra. A sensação de entrar na água com um ônibus é única. Mais que assustadora é inesquecível! Explico: trata-se de uma espécie de ônibus que roda pelas ruas de Londres e, ao final do passeio, mergulha no rio Tâmisa! Vi este anfíbio rodando pelas ruas da capital inglesa há alguns anos. Amarelão e com a cara do pato Donald estampada, pensei: tenho que andar com essa coisa! Acabei descobrindo que há uma pequena frota rodando (ou seria navegando?) por Londres.

Miranda, um dos nove ônibus barco anfíbios de Londres

Havia 22 mil destas “gerigonças” em 1942. Foram construídas na segunda Guerra Mundial com propósito militar: transportar tropas aliadas entre os navios de guerra e a terra firme. Hoje, mais de 60 anos depois, fazem a alegria de outros invasores que tem propósitos, digamos, mais amigáveis.

Partindo de um ponto próximo da London Eye (a enorme roda-gigante de Londres), essas divertidas e curiosas ex-máquinas criadas para a guerra divertem hordas de turistas. Fazem um tour por 15 dos principais pontos da capital britânica incluindo, claro, o Big Ben!

O famoso Big Ben em um raro dia ensolarado em Londres

O dia não poderia ser melhor. Temperatura amena em um raro ensolarado dia de primavera inglesa! Rodando pela cidade onde morei por duas vezes, revejo monumentos tão famosos. Tudo familiar, tudo lindo, tudo ordenadamente britânico. Confesso, no entanto, que não via a hora de entrar logo na água. A bordo 30 pessoas de todas as idades. Crianças, jovens, adultos, idosos, todos se divertem. Uma animada guia detalha os pontos mais importantes.

Big Ben visto do rio Tâmisa

Pela janela passam a casa do rei Charles III, o Big Ben, Trafalgar Square, a troca da guarda... “E agora, diz finalmente a guia, chegou a hora mais esperada: vamos entrar no rio Tâmisa!” Crianças gritam, pais se ajeitam, mães se preocupam. Com um solavanco, o estranho ônibus se precipita em uma descida de pedras e tchibum! Passamos da terra para a água e navegamos em um ônibus amarelo com o pato Donald estampado no famoso rio Tamisa! O passeio todo dura cerca de uma hora e vinte minutos, mas fica para sempre na memória. Especialmente porque você acaba vendo alguns dos mais famosos pontos de Londres de uma perspectiva única: de dentro da água!

A la James Bond: da terra pra a água e vice-versa

Por dia, a pequena frota remanescente de nove veículos anfíbios transporta cerca de 500 pessoas por terra e água. Estranho, esquisito, arriscaria até dizer que inusitado. Mas eu pergunto: quantas vezes você vai voltar para Londres? Detalhe curioso... todos os barcos têm nomes de mulheres. Mais curioso ainda, o estranho objeto que roda e navega por Londres entra no rio bem ao lado do prédio do MI6, o misterioso prédio do serviço secreto britânico... Lembra? Aquele do agente secreto 007... aquele que falava... Meu nome é Bond... James Bond... Ué! Será que este ônibus barco faz parte do serviço secreto? Bem, sugiro que não se preocupe com isso e, quando estiver em Londres, não deixe de realizar esta aventura única e divertida... ao menos você terá um gostinho de como deve ser a vida de um agente secreto...

Jornalista Paulo Panayotis: sonho realizado!

O jornalista viajou para Londres a convite do Visit Britain com seguro de viagem da Universal Assisance.

Fotos: Paulo Panayotis | Adriana Reis ©oqvpm


Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia. O jornalista se hospedou a convite do grupo Maisons & Hotels Sibuet representado no Brasil pela AD Comunicação

Comments


bottom of page