top of page
Buscar

Eclipse Cross R: novo modelo de carro de rally da Mitsubishi

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Mitsubishi Motors, em parceria com a Spinelli Racing, apresenta o Eclipse Cross R, mais novo modelo de competição da marca dos três diamantes, totalmente preparado para disputar a temporada 2024 da Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade promovido há mais de 20 anos. Disponível para venda a qualquer cliente que tenha o sonho de se tornar um piloto de rally – com ou sem experiência na modalidade – o Eclipse Cross R traz consigo toda a experiência e conhecimento da Mitsubishi Motors na produção de carros de corrida homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo. O modelo já está disponível para venda a clientes de todo o Brasil. Os compradores terão diversas vantagens comerciais para a disputa da temporada 2024 da Mitsubishi Cup, além de todo o suporte do time da Spinelli Racing durante as competições.


Produzido na fábrica da marca em Catalão (GO) em um trabalho conjunto entre a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing, o Eclipse Cross R é um veículo de competição totalmente preparado para o rally, que usa como base toda a estrutura, robustez e tecnologia da linha Eclipse Cross de rua. Sua tração integral nas quatro rodas traz o mesmo DNA do lendário Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172cv a 5.700 rotações. O câmbio é sequencial de seis velocidades e desenvolvido pela GRAF Gearboxes, empresa argentina que, desde 1965 já forneceu caixas de câmbio para importantes modalidades do automobilismo.


Foto: Divulgação

Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante, todos de competição, o Eclipse Cross R também traz portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro em fibra de vidro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato. Tudo para a máxima otimização de peso e melhor desempenho em competição. O sistema de suspensão é todo original do Eclipse de rua, ou seja, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores que são específicos para a prática do rally e produzidos pela icônica marca sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As molas traseiras são da marca Eibach.


As rodas de aro 16 são calçadas com pneus Pirelli Scorpion MTR 255/70/16, próprio para encarar todos os mais diversos tipos de obstáculos que uma pista de terra, lama, cascalho ou areia oferece em um rally. O Eclipse Cross R mesmo submetido à pequenas alterações para competição, ainda mantem praticamente todos seus componentes originais, mostrando toda a robustez e tecnologia embarcada na linha Eclipse Cross, comercializada em todo o Brasil.





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.


Comments


bottom of page