Doutores da Alegria faz Cortejo de Natal em nove hospitais públicos da Grande São Paulo
top of page
Buscar

Doutores da Alegria faz Cortejo de Natal em nove hospitais públicos da Grande São Paulo

Nove hospitais públicos da Grande São Paulo recebem, entre os dias 4 e 14 de dezembro, o Cortejo de Natal da Associação Doutores da Alegria.


Foto: Divulgação

A celebração natalina pelos corredores e alas pediátricas das unidades de saúde é uma das tradições da organização, que há 32 anos investe e dedica-se à democratização da arte através da linguagem do palhaço, construindo encontros lúdicos entre crianças, familiares e profissionais que atuam nos hospitais. Os cortejos acontecem ainda em hospitais das cidades do Recife (PE) e no Rio de Janeiro (RJ), que também sediam o grupo..

Em São Paulo (SP), A circulação dos besteirologistas começa no dia 4 de dezembro, segunda-feira, no Instituto da Criança – ICR e no Hospital do Mandaqui; em seguida no dia 5 de dezembro, terça-feira, passa pelo Hospital do Grajaú; e nos dias 6 e 7 de dezembro, quarta e quinta-feira, chega ao Hospital Santa Marcelina.

Na semana seguinte, o cortejo visita o Instituto de Tratamento e Apoio ao Câncer Infantil (ITACI), no dia 11 de dezembro (segunda-feira); retorna ao ICR no dia 12 (terça-feira); o Hospital do M’Boi Mirim no dia 13 (quarta-feira); e o Hospital do Campo Limpo e o Hospital Universitário (HU) no dia 14, encerrando a temporada. Todas as apresentações têm início às 10h, exceto a do dia 12/12 no ICR, que começa uma hora mais cedo.

Trinta atores do elenco paulistano da organização integram o Cortejo Natalino, distribuídos em cinco sextetos. Eles apresentam canções autorais, brincadeiras e pequenas cenas inspiradas na festividade, além de celebrar a retomada dos encontros e das relações de afeto após a passagem da pandemia.

“É como se tivéssemos a sensação de tentar recuperar o tempo perdido, as coisas que não vivemos no período em que ficamos em casa. O Natal é uma época de renovação para a Associação e os cortejos têm o papel de encantar por onde passam”, afirma Ronaldo Aguiar, diretor artístico do grupo.


Calendário do Cortejo de Natal

Doutores da Alegria em Hospitais Públicos de SP


04/12, segunda-feira, 10h

Instituto da Criança- ICR

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647 – Cerqueira César


04/12, segunda-feira, 10h

Hospital do Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria 4301 – Santana


05/12, terça-feira, 10h

Hospital do Grajaú

Rua Francisco Octávio Pacca, 180- Parque das Nações


06/12, quarta-feira, 10h

Hosp. Santa Marcelina

Rua Santa Marcelina, 177 – Itaquera


07/12, quinta-feira 10h

Hosp. Santa Marcelina

Rua Santa Marcelina, 177 – Itaquera


11/12, segunda-feira, 10h

ITACI

Rua Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros


12/12, terça-feira, 9h

Instituto da Criança- ICR

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647 – Cerqueira César


13/12, quarta-feira, 10h

Hospital do M’Boi Mirim

Estrada do M’Boi Mirim, 5203 – Jardim Ângela


14/12, quinta-feira, 10h

Hosp. do Campo Limpo

Estrada de Itapecerica, 1661 – Vila Maracanã


14/12, quinta-feira, 10h

Hospital Universitário (HU)

Av. Prof. Lineu Prestes, 2565- Butantã


Foto: Divulgação

Doutores da Alegria


Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em 14 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas, entre elas o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria?


O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.

Mais informações em www.doutoresdaalegria.org.br.

bottom of page