top of page
Buscar

Discovery 2023: mais luxuoso e conectado

Por Vito Zanella


Luxo, sofisticação e versatilidade. Esses são os atributos, segundo a Land Rover, que definem o novo Discovery 2023, que chega ao mercado brasileiro. O veículo estará disponível em duas versões: a R-Dynamic HSE e a Metropolitan, essa última a mais luxuosa e equipada da linha. Ambas as versões contam com motor diesel D300 de 300cv com tecnologia MHEV e câmbio automático de 8 velocidades, combinação que garante a performance ideal para todas as situações do dia a dia.


Uma das novidades da linha 2023 é a chegada da tecnologia InControl Telematics, que passa a ser de série em todas as versões do modelo. Suportada pelo sistema PIVI PRO no próprio automóvel, a experiência oferecida ao usuário do modelo tornou-se ainda mais ágil. É possível ainda conferir uma gama de recursos de segurança e assistência ao motorista, que são exibidos na tela central altamente responsiva. A tecnologia telemática oferece ainda assistência rodoviária e serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall. As ligações de assistência rodoviária (bCall) ajudam o cliente a se sentir mais seguro com a comodidade de ter uma série de serviços ao toque de um botão. Já os serviços de emergência (eCall) podem ser acionados também por um botão no próprio veículo, protegido por uma tampa para evitar acionamentos acidentais. A grande diferença entre a função bCall e eCall é a natureza da situação, pois o eCall é uma ligação de emergência, que aciona o 190 para socorro.


Outra novidade da linha Discovery 2023 é a edição especial Metropolitan, que chega equipada com atributos de luxo para agradar até os clientes mais exigentes. No exterior do veículo, a atenção aos detalhes se destaca, com novas pinças de freio na cor preta, teto panorâmico frontal com abertura e traseiro fixo, faróis de neblina dianteiros e novas rodas especiais diamantadas de 22’’ com contraste na cor Gloss Dark Grey. O porta-malas é elétrico, com abertura por gesto, e um belíssimo rack de teto na cor preto dá um tom de esportividade ao veículo. O modelo também oferece uma série de itens de conforto no interior do carro, com diversos acabamentos em couro, volante aquecido, sistema de pré-condicionamento do ar da cabine e base integrada atrás dos bancos dianteiros no estilo “Click and Go”, para instalação de acessórios para os passageiros da segunda fila.

O novo Discovery 2023 chega ao mercado equipado com o avançado sistema MHEV (mild hybrid electric vehicle ou veículo elétrico híbrido leve), que combina um motor diesel de 300cv com um alternador que também funciona como um motor elétrico. O alternador trabalha como um gerador de corrente elétrica, recuperando energia durante a desaceleração do veículo e assim carregando uma bateria de lítio de 48-volts. O veículo conta teto solar panorâmico, sistema de infoentretenimento Pivi Pro e som Meridian de última geração de série, que garante alta fidelidade e qualidade sonora a bordo. Para proporcionar uma direção fácil, ágil e segura, o modelo possui câmeras 360º e função Capô Transparente (ClearSight Ground View), sistema de câmeras inteligentes que permitem ao motorista visualizar o terreno a sua frente, logo abaixo do capô. Entre as funcionalidades de assistência ao condutor disponíveis no Discovery 2023, o cliente pode contar com Monitor de Colisão Traseira, capaz de detectar um veículo se aproximando por trás e identificar se ele não está reduzindo a velocidade, a fim de alertar sobre possível colisão. Em seguida, o sistema tentará alertar o motorista sobre o freio, acionando automaticamente o pisca-alerta. Completando, o veículo chega com sete lugares de série, sendo a terceira fileira dos bancos elétrica e climatizada. A segunda fileira do veículo também é rebatível, aumentando a capacidade para 1.794 litros.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page