Dicas para cuidar da pele em casa durante o inverno
top of page
Buscar

Dicas para cuidar da pele em casa durante o inverno

Por Ovadia Saadia


As temperaturas mais frias  e a baixa umidade do ar durante o inverno exigem cuidados especiais com a pele, que tende a ficar mais ressecada. Para a dermatologista Lidia Poppe, médica brasileira que mora na Alemanha, o ideal é  redobrar os cuidados com a hidratação, não só do rosto, mas de todo o corpo, com atenção nas extremidades. "As mãos e os pés também sofrem mais nesse período e muitas vezes acabam sendo esquecidos", alerta.

Em época de quarentena, Lidia sugere alguns tratamentos que podem feitos em casa. Para o corpo, por exemplo, ela recomenda o uso de cremes á base de ectoína, ureia e glicerina que têm moléculas um pouco menores e conseguem penetrar melhor na pele. No rosto, que é uma área mais sensível,  é necessário associar com moléculas de ácido hialurônico, que permite uma hidratação mais leve e efetiva, sem deixar a pele empapada. Outra dica para fazer em casa é utilizar ácidos, como o glicólico ou o retinoide, de preferência à noite, para ativar a renovação celular e ajudar a suavizar as linhas de expressão.


Lidia lembra ainda que durante o inverno, o uso de protetor solar é fundamental, mesmo dentro de casa. "A pele acaba sofrendo interferência até mesmo das luzes azuis das telas de computador e celular, além da própria luz natural", ressalta". Segundo ela, uma aplicação diária, na parte da manhã, é suficiente.


Além desses cuidados é importante manter a ingestão de água nessa estação, pois um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

bottom of page