Dia dos múltiplos: 10 mitos e verdades sobre a gestação gemelar
top of page
Buscar

Dia dos múltiplos: 10 mitos e verdades sobre a gestação gemelar

Em 18 de março é celebrado o Dia dos Múltiplos na cidade de São Paulo, data que marca o universo curioso de quem divide, desde a barriga da mãe, espaço com um ou mais irmãos.


Foto: Acervo Rede D'Or

Uma gestação múltipla é aquela onde em um processo gestacional há dois ou mais bebês, que podem ser idênticos ou fraternos.


“São dois processos diferentes. Quando um óvulo fecundado se divide, dando origem a dois bebês, temos os gêmeos idênticos”, explica Dra. Renata Lopes Ribeiro, ginecologista e obstetra da Maternidade São Luiz Star, da Rede D’Or.

Agora, quando dois ou mais óvulos são fecundados por espermatozoides diferentes, formando embriões distintos, são gêmeos fraternos. “São dois bebês diferentes, com características próprias. De forma muito simplificada, é como engravidar duas vezes na mesma hora”, complementa a médica da unidade.


Localizada na Vila Olímpia, zona Sul da capital paulista, a Maternidade São Luiz Star reúne toda a expertise do Hospital São Luiz, um dos mais tradicionais de São Paulo, com o serviço premium da Rede D’Or.


Estimativas apontam que cerca de 1,6 milhão de gêmeos nascem a cada ano em todo o mundo. No entanto, esse processo gestacional de mais de um bebê ao mesmo tempo envolve muitos cuidados adicionais e curiosidades.


Confira 10 mitos e verdades sobre a gestação de múltiplos:


1 - Gravidez de gêmeos tem mais riscos

VERDADE. Estatísticas apontam que a chance de complicação em gestações gemelares fica em torno de 80%. Para as mães, os principais riscos estão relacionados à pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.


“A situação emocional também precisa de atenção, já que há uma incidência maior de depressão pós-parto em mães de bebês gemelares”, destaca Dra. Renata. Já para os bebês há questões relacionadas à prematuridade e crescimento.


2 – Gêmeos idênticos possuem o mesmo DNA

VERDADE. No entanto, apensar de apresentar a mesma carga genética, possuem digitais diferentes.


3 - Em técnicas de reprodução assistida à probabilidade de gêmeos são maiores

VERDADE. Enquanto na população geral a chance de uma gestação gemelar é de em média 1,5%, em processos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, essa probabilidade aumenta para cerca de 20 a 30%.


“Isso acontece pois, para aumentar a chance de sucesso do procedimento, é comum que seja transferido mais de um embrião por vez”, explica Dra. Renata Lopes Ribeiro.


4 - As chances de uma gravidez de gêmeos é maior quando há casos na família

DEPENDE. A hereditariedade está ligada apenas a casos de gêmeos fraternos. Nesse caso há um aumento de probabilidade quando há casos na família da mãe, com influencia de genes relacionados à hiperovulação (liberação de mais de um óvulo por ciclo).


5 - Gêmeos não podem nascer de parto normal

MITO. Existe a possibilidade de parto normal seguro mediante alguns cuidados e condições como desejo da mãe, quadro clínico favorável, equipe médica qualificada e estrutura de retaguarda.


“Além disso, o primeiro bebê precisa estar na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo, e o parto precisa acontecer em ambiente hospitalar”, complementa a especialista da Maternidade São Luiz Star.


Entre os diferenciais que atraem as gestantes estão o pronto-socorro obstétrico 24h, centro de diagnósticos, check-in e exames no leito, acolhimento para irmãos mais velhos, sala para parto de emergência, uso de pulseira inteligente com rastreamento e o Life Lounge, espaço exclusivo para a família acompanhar e celebrar a chegada do bebê, após o parto cesárea.


6 - Os sintomas da gravidez de gêmeos são mais intensos ou diferentes

VERDADE. Por conta da produção hormonal aumentada na gestação de gêmeos é comum a mulher apresentar mais enjoos e sonolência. Há ainda a sensação de “falta de ar”, decorrente do volume abdominal de forma mais precoce, além de dores nas costas pelo peso da barriga.


7 - Existem alimentos que estimulam a gravidez gemelar

MITO. Embora existam alguns estudos que avaliam a influência de alimentos como derivados do leite e mandioca, não há nenhuma comprovação científica.


8 – A gestação de gêmeos dura menos

VERDADE. Existe uma questão mecânica relacionada à distensão uterina e deflagração de contrações, que costumam aparecer mais cedo em gestações múltiplas.


Enquanto uma gestação comum dura entre 38 e 42 semanas, a de gêmeos dura em média 36 semanas. Em casos de múltiplos com três bebês ou mais, essa média pode cair para 28 a 33 semanas.


Há ainda casos onde há indicação médica para realização do parto em decorrência de complicações maternas, como pré-eclampsia.


9 – Determinadas posições sexuais favorecem a gravidez de gêmeos

MITO. Não há influência da posição sexual. Os fatores decisivos são a fecundação dos óvulos e a divisão celular.


10 - Mulheres mais velhas têm mais chances de engravidar de gêmeos

VERDADE. Estudos identificam um aumento dessa probabilidade em mulheres que engravidam a partir de 35 anos de idade. Isso acontece porque o ovário passa a receber mais estímulo hormonal para liberação dos óvulos, o que pode causar, em determinados ciclos, a liberação de mais um óvulo.


“O que vemos é uma mudança real de comportamento, com mulheres optando por engravidar mais tarde. Assim, há mais incidência de casos como o explicado acima, além da utilização de técnicas de técnicas de reprodução assistida. São fatores que vem impactando significativamente o numero de gestações gemelares no mundo”, enfatiza a médica.

bottom of page