De Passagem ou Que Ano Louco 2020 une artistas de diferentes estados em experiência online
top of page
Buscar

De Passagem ou Que Ano Louco 2020 une artistas de diferentes estados em experiência online

A temporada acontece de 25 de março a 1º de abril e será transmitida gratuitamente pelo Zoom.

Imagem: Divulgação

Experiência cênica online realizada pelo Pandêmica Coletivo Temporário de Criação surge do desejo de contracenar com o momento presente e fomentar a criação e produção artística neste período atípico. À distância, artistas em diferentes estados do Brasil se unem para a temporada online do espetáculo De Passagem ou Que Ano Louco 2020, a partir do texto dramatúrgico En Passant, de Rafael Martins.


A direção é de Juracy de Oliveira e no elenco estão Marisa Bezerra, Raquel Parras e Walmick de Holanda. Completam a ficha técnica Josyara, que assina a direção musical, e Fernanda Garcia, responsável pela direção de arte e figurinos. A transmissão foi completamente criada durante a quarentena e aposta em uma dramaturgia atual e música ao vivo.


A temporada acontece de 25 de março a 1º de abril e será transmitida gratuitamente pelo Zoom. Em todas as sessões haverá intérprete de libras e legendas. Para ampliar o alcance de público, o coletivo disponibiliza uma gravação prévia da experiência, para acesso online, com audiodescrição.


Como eu vou ficar depois de ter vivido isso? Esta é a primeira frase dita no espetáculo, que traz a dimensão do ano de 2020: suas mudanças, instabilidades, incertezas, novas rotinas, pavores e traumas. As reflexões da existência do ser sob a perspectiva da sociedade digitalizada e sua plataformização, bem como a recorrência de desastres naturais no ano de 2020, foram pontos que se relacionaram com a dramaturgia.


Ela e Ele, corpos que falam, trocam sensações e confidências em uma sala virtual e tentam achar o sentido da própria existência. A experiência investiga a reorganização de práticas e imaginários culturais em torno das plataformas virtuais. O desenrolar cênico reflete questionamentos bastante explorados no Existencialismo, do século XX – mas que invadem o século XXI pela ausência de respostas efetivas (e que talvez nunca venham a existir).

O texto de Rafael Martins está diretamente ligado a “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, que em síntese é uma longa espera por alguém salvador, que não se sabe quem é nem quando vem. Nada mais é do que a metáfora de nossa atual condição social no Planeta - esperamos a chegada de algo que nos libertará do confinamento por isolamento social, para que seja possível retornar ao que compreendemos como “normalidade” – ritmos e práticas sociais às quais estávamos habituados antes da pandemia.


Todavia, De Passagem ou Que Ano Louco 2020 fricciona tanto o que vem a ser essa “normalidade”, para quais grupos sociais ela aponta operar, como também: se a ideia de salvação é possível – o quê, quem e de quem precisamos ser salvos?


Serviço 25/03 (quinta-feira) - 20h20 26/03 (sexta-feira) - 20h20 27/03 (sábado) - 16h20 e 20h20 28/03 (domingo) - 20h20 1º/04 (quinta-feira) - 20h20 Grátis

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

Preço: gratuito

Plataforma: YouTube

bottom of page