D’Or Consultoria aborda o tema ISTs e reforça a importância da prevenção nas relações sexuais
top of page
Buscar

D’Or Consultoria aborda o tema ISTs e reforça a importância da prevenção nas relações sexuais

Por Rede D'Or

Em fevereiro, depois do período de reclusão causado pela pandemia, voltam oficialmente as festividades de carnaval, conhecido também como um período em que as campanhas de saúde de todo o país reforçam a importância da prevenção ao relacionar-se sexualmente. Para aproveitar esse mote, a D’Or Consultoria, empresa do Grupo Rede D’Or, especializada em seguros e benefícios, ressalta como “Um só deslize muda uma vida”.


Segundo o IBGE, em 10 anos (2009 – 2019) o uso de preservativo entre adolescentes do 9º ano (antiga 8ª série) caiu 13,5% e, em confirmação a esse dado, consequentemente, de acordo com o Ministério da Saúde, a incidência de infecções como sífilis, gonorreia e clamídia disparou e, são os adultos mais jovens (20 a 34 anos) que concentram a maioria dos casos (52,9%) de infecções desse tipo.


A campanha traz em seu visual tons bem coloridos e faz alusão aos aplicativos de relacionamento nas redes sociais, onde os nomes das principais ISTs trazem em seus perfis quais suas características e como podem ser contraídas. “Aproveitamos essa abordagem com os mais diversos tipos de perfis para mostrar que uma infecção não tem cara, não tem classe social e pode acometer qualquer pessoa. Por isso, reforçamos na assinatura dessa campanha que quando o assunto é prevenção, nada de contar com a intuição. Sexo seguro é com camisinha”, explica Victor Davi, gerente de Marketing & Comunicação da D’Or Consultoria.


Sem proteção, prejuízo à saúde pode ser irreversível

Em casos de relações sexuais sem prevenção o indicado é observar a região íntima durante a higiene pessoal, que pode mostrar alguns indícios iniciais e, caso encontre algum sinal, procurar imediatamente um serviço de saúde, também quando indicado, informar o (a) parceiro (a).


O uso da camisinha ainda é o meio mais perfeito para prevenir as ISTs. É fácil de comprar, acessível em mercados, farmácias, lojas de conveniência e tem distribuição gratuita pelo poder público, podendo encontrá-las, por exemplo, em postos de saúde e estações do metrô. Na hora H, use camisinha. E, na vida, mantenha sempre os exames em dia.


Sintomas e consequências

A Clamídia causa vermelhidão, corrimento amarelado, além de dor ao ter relação sexual; já a Gonorreia, proporciona dor abdominal, dor ao urinar, bolinhas vermelhas na boca e dor durante o sexo; o HPV traz verrugas genitais e causa lesões indolores. Já possui vacina para combate, porém, nas mulheres o HPV pode desenvolver câncer de colo de útero; a Herpes é bem comum e popular, coceira, bolinhas na pele e até mesmo febre e dor ao urinar em alguns casos são os seus principais sintomas; a Sífilis, apesar de não doer, apresenta manchas vermelhas nas mãos e nos pés e pode causar cegueira e até mesmo problemas cardíacos. A AIDS, ainda sem cura, causa dores de cabeça, febre e muitos outros sintomas que derrubam o sistema de defesa do organismo.


Para mais informações sobre o tema e conferir a campanha na íntegra, acesse: https://dorconsultoria.com.br/portfolio/sem-ist/

bottom of page