top of page
Buscar

Câmeras e mais efetivo policial para a segurança de São Paulo

Por Coronel Camilo


Subprefeito da Sé Alvaro Camilo, Prefeito Ricardo Nunes e Delegado Roberto Monteiro (Foto: Gildson Di Souza/SECOM)

Shopping Light, sexta-feira, 8 de dezembro de 2023, 14h30. Uma movimentação diferente toma conta do espaço do rooftop desse movimentado shopping do Centro de São Paulo. A população iria conhecer ali ações do poder público municipal e estadual para a melhoria da segurança. Reuniram-se, com vistas para o grandioso Vale do Anhagabaú, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Ricardo Nunes, vários secretários, subprefeito, presidentes de Associações, dos Conselhos Comunitários de Segurança e pessoas da comunidade em geral.


A expectativa por boas notícias era grande. E ela se concretizou. O governo do estado citou ações já em funcionamento no Centro, anunciou que a parceria com o município continua forte, produzindo ações efetivas e assinou, em conjunto com o prefeito, a troca de prédios na região central, dentro do processo de requalificação e melhoria da região. Ambos os poderes, com essa troca, utilizarão melhor os bens públicos e quem ganha é o cidadão de São Paulo.


Por parte da prefeitura de São Paulo, as notícias também foram alvissareiras. O prefeito Ricardo Nunes anunciou que já estão instaladas quase 500 câmeras do sistema Smart Sampa, o monitoramento inteligente da cidade, que faz uso de reconhecimento facial e inteligência artificial para auxiliar na prevenção e, se necessário, repressão aos delitos que possam ocorrer na capital.


Além disso, anunciou também um substancial reajuste no valor pago aos policiais militares para o desenvolvimento da Atividade Delegada, incluindo um adicional noturno para aqueles que se dispuserem a trabalhar protegendo e garantindo a ordem urbana nas noites e madrugadas da cidade. Assim, as 2.400 vagas existentes (recentemente o prefeito dobrou o número de vagas) para aquela atividade agora terão a adesão maciça dos policiais e isso permitirá que o poder público disponha desse efetivo para proporcionar mais ordem e segurança à população paulistana. Da mesma forma, a Atividade Complementar da Guarda Civil Metropolitana, cujo funcionamento é semelhante à dos policiais, foi contemplada com os mesmos investimentos.


No desenvolvimento da Atividade Delegada, mais conhecida como Operação Delegada, por se tratar de uma verdadeira operação para cuidar do cidadão, houve também um importante ganho: agora, policiais militares integrantes do nosso querido Corpo de Bombeiros poderão desenvolver atividades, no seu horário de folga e por adesão, para a cidade de São Paulo. Isso permitirá um substancial incremento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de poderem desenvolver outras atividades de prevenção.


Em relação ao Smart Sampa, também foi anunciado que no início do próximo ano teremos as 20 mil câmeras inteligentes instaladas. Com tecnologia de ponta, incluindo Leitores Automático de Placas (LPA), biometria facial (reconhecimento facial) e outras funcionalidades, o sistema permitirá a integração de ações com outros órgãos da prefeitura e do estado, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento.


Acertam todos: o prefeito, o governador e a comunidade quando trabalham juntos para efetivar ações na reorganização da cidade e na segurança pública. Ganha o cidadão de São Paulo, que terá mais segurança e mais qualidade de vida na cidade.




Coronel Camilo é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


bottom of page