Cuidados com a saúde da gestante na pandemia são mantidos em equipamentos públicos
top of page
Buscar

Cuidados com a saúde da gestante na pandemia são mantidos em equipamentos públicos

É possível consultar a unidade de saúde mais próxima da sua casa em um site exclusivo


As consultas de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram mantidas normalmente desde o início da pandemia de Covid-19, com os cuidados de higiene reforçados e evitando contato e aglomerações. Uma das estratégias criadas pela Prefeitura foi o monitoramento de gestantes e puérperas faltosas, que são reconvocadas para uma nova consulta. Caso a gestante apresente sintomas de gripe, as consultas e exames de rotina devem ser adiadas em 14 dias. Quando necessário, são realizados em locais isolados de outros pacientes, com uso de máscara e respeitando as demais medidas de segurança sanitária.


Durante a gestação, existem mudanças fisiológicas no organismo da mulher, como aumento do volume abdominal, diminuição da capacidade respiratória, imunidade mais baixa e maior risco de trombose.


Tanto nos hospitais como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) existem os protocolos de limpeza, higienização dos equipamentos, utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte dos profissionais de saúde e reorganização do fluxo dos pacientes, de forma a reduzir os riscos de contaminação.


Para as pacientes que apresentam patologias ou comorbidades, existe um fluxo de atendimento compartilhado entre a unidade de saúde e o pré-natal de alto risco. Todos os Equipamentos da Prefeitura de São Paulo, tanto de urgência e emergência quanto os ambulatórios, estão preparados para receber casos positivos de Covid-19. Existem parâmetros bem estabelecidos para o monitoramento em domicílio e necessidades de internação.


Vale ressaltar ainda que não existe testagem em massa, mas sim em gestantes sintomáticas respiratórias.


Consulte a unidade de saúde mais próxima da sua casa em http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

bottom of page