top of page
Buscar

Crise

Por Padre Ezequiel Dal Pozzo


Foto: sturti

O que significa uma crise na nossa vida? De certa forma, quando nós vivemos uma crise, nós somos transpassados. A crise é sempre um tornar-se transpassado. Nossa vida não corre sem dificuldades. Alguma coisa de dentro ou de fora vem intrometer-se. O que nos transpassa, nos abre. Mas também pode quebrar-nos. Uma crise pode quebrar-nos. A cruz não é apenas uma imagem da crise, mas também do fracasso.


Fracasso e crise não são a mesma coisa. A crise é antes, um processo doloroso, no fim do qual surge nova vida. Fracasso significa que algo está quebrado. Mas assim mesmo, crise e fracasso têm algo a ver entre si. Pelo fracasso, eu posso ser aberto para a nova vida, para meu verdadeiro eu. O fracasso pode abrir-me de fato e da forma mais radical para Deus. Na crise acontece em última análise, o mesmo. É tirado de meu interior o que não corresponde à minha verdadeira natureza. Todo o secundário, tudo o que tenho, o que possuo, o meu êxito, minha fama, meu mérito, será eliminado, será quebrado, para que apareça o essencial. Isso é bonito, caro leitor. Na crise nós podemos perder o secundário, mas o essencial nós nunca perdemos. Em cada crise, precisa morrer alguma coisa em nós. Morrem as ilusões que construímos em torno de nossa vida, em torno de projetos, em torno de nós mesmos. A ilusão de que dominamos nossa vida, a ilusão de que por meio de uma vida adequada tiramos todos os empecilhos do caminho, a ilusão de que nada nos pode acontecer e se observarmos estritamente os mandamentos de Deus, na crise sempre morre um pedaço do ego.


Muitos místicos, pessoas muito espiritualizadas de Deus, acham que devemos aniquilar o nosso ego para que Deus encontre espaço em nós, mas é perigoso alguém aniquilar o seu ego. A própria vida tira de nós as ilusões de nosso ego, ela nos abre através da crise e do fracasso. E das crises e dos fracassos a crise nos abre para Deus; mas também para nosso verdadeiro si mesmo, para imagem única e genuína que Deus fez para si, cada um de nós. Porque Deus fez e tem uma imagem de mim e uma imagem de você. Na crise, nós podemos descobrir essa imagem que Deus fez de nós e nos agarramos só a ela, sem criar ilusões demais.




Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)


Comments


bottom of page