Crianças pequenas podem morrer dentro de carros
top of page
Buscar

Crianças pequenas podem morrer dentro de carros

Por Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

Imagem: Freepik

Todos os anos, crianças são esquecidas em carros e perdem a vida, tragédias que poderiam ter sido evitadas. Com os dias quentes de verão e as mudanças de rotina das famílias, tendo em vista a retomada das aulas pós-pandemia, é preciso estar ainda mais atento.


A criança pequena é particularmente mais sensível ao calor: seu corpo aquece três a cinco vezes mais rápido do que da criança maior e do adulto. Corre risco, pois a hipertermia (subida da temperatura corporal a níveis capazes de comprometer e fazer cessar seu metabolismo) pode ocorrer em minutos e a morte em até duas horas.


Qualquer pai, mãe ou responsável pode esquecer que há uma criança no banco de trás – em momentos de estresse, de distração ou de cansaço. Mas, às vezes, podem subestimar os riscos ou, de forma intencional, deixar a criança no carro.


Mudanças na rotina habitual aumentam o risco: tomar um caminho diferente, não levar a criança no carro com frequência ou usar o celular. A maioria das crianças que foi esquecida estava a caminho da creche.


Algumas dicas para prevenir esta situação são:

  • Sempre verifique o banco de trás e certifique-se que todas as crianças estejam fora do carro antes de trancá-lo e ir embora.

  • Evite distrações ao dirigir, especialmente o uso de celular.

  • Fique mais alerta quando houver uma mudança na rotina, quando outra pessoa estiver levando seu filho ou ao tomar um caminho diferente do habitual.

  • Coloque sacolas, bolsa, celular, enfim, tudo o que costuma levar ao sair de casa no banco de trás, para que se lembre de retirar ao chegar ao seu destino.

  • Se outra pessoa ficou encarregada de levar seu filho, verifique sempre se chegou em segurança.

  • Alguns modelos de carro (da marca Chevrolet) e aplicativos de GPS, como o Waze, têm uma função chamada “Lembrete de Criança”, que pode ser ativada para lembrar que há uma criança no banco de trás.

Proteger e cuidar das crianças é obrigação de todos. Tragicamente, a maioria das pessoas não percebe que esqueceu a criança até que seja tarde demais. Nunca deixe seus filhos sozinhos dentro ou perto de um veículo por qualquer motivo e por nenhum instante sequer!

bottom of page