“Cria _experiências de invenção” segue em cartaz no Centro Cultural Fiesp
top of page
Buscar

“Cria _experiências de invenção” segue em cartaz no Centro Cultural Fiesp

Exposição reúne 31 obras, de artistas contemporâneos, que permitem vivências plurissenssoriais aos visitantes

Imagem: Mateus Lustosa

Já imaginou ler o clássico “Chapeuzinho Vermelho” por meio de símbolos e não letras? Este é só um exemplo das 31 obras que o público encontra em “Cria_experiências de invenção”, mostra coletiva no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (CCF). Voltada especialmente ao público infantil, os trabalhos permitem vivências plurissensoriais e o acesso a diferentes culturas e linguagens artísticas.


Além do clássico infantil “Le petit chaperon rouge”, obra da artista suíça Warja Lavatar (1913-2007), o público confere “Conta Gotas” (2013). O trabalho concebido pela dupla de artistas Nelson Soares e Marcos Moreira, conhecidos como O GRIVO, consiste na suspensão de buretas – tubos de vidro com controle para vasão de líquidos – que gotejam água.


As gotas percutem nos cilindros de vidro que acomodam tamborins no seu interior, chamando a atenção pela diversidade de sons simultâneos e com alterações de timbre que resultam em diferentes combinações sonoras.


Já em “Bichos Tipográficos” (1996/2019), uma espécie de zoo tipográfico, o público confere vídeospoemas que apresentam os bichos em forma de palavras ou palavras no formato de animais. Segundo o artista Guilherme Mansur, nessas obras “as letras exploram os sons, os corpos e o jeito de ‘se virar’ de cada bicho.”

O “Jogo da Onça” (s/data) é um jogo ancestral conhecido em várias partes do mundo, mas em cada país apresenta nomes diferentes: bhaga chal (Nepal) e lau kati kata (Índia). No Peru, as peças representam o puma e os carneiros. Na Índia, tigre e cabras e, no Brasil, a onça e os cachorros.


CRIA _experiências de invenção

Até 19 de fevereiro de 2023

Centro Cultural Fiesp / Espaço de exposições

Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp

Quarta a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita

bottom of page