Crer, celebrar, viver
top of page
Buscar

Crer, celebrar, viver

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Imagem: Aaron Burden / Unsplash

Seguidamente escutamos: “eu não preciso ir a Igreja, o que importa é fazer o bem”. Bom, poderíamos dizer que o que importa na vida é fazer o bem e isso já basta. Paulo aos Coríntios destaca a caridade como o valor mais alto. Contudo, é preciso destacar que um ateu pode fazer caridade mas conscientemente nega a Deus. Se um ateu pode viver a caridade o que importa ter fé?


A fé ou o crer é uma atitude confiante de entrega a Deus. Na origem da palavra crer, credere ou cor + dare, é a atitude de quem dá o coração. Na fé existe essa entrega confiante. Por ela o ser humano aposta a vida no invisível, na certeza de que não ficara decepcionado e não será enganado.


Certo é que a fé precisa ser alimentada. Essa é a segunda dimensão da fé. Celebrar é alimentar a fé. Não basta apostar na existência de Deus. Se buscarmos pela força da inteligência compreender esse mistério, mergulhando nele, iremos descobrir riquezas maiores. Os rituais religiosos são uma maneira simples e eficaz de alimentar a fé. Cada religião celebra do seu modo. Os católicos creem que encontram Jesus de forma privilegiada e insuperável na Eucaristia. Ele deixou o mandato, “Fazei isto em memória de mim”. Em cada missa estamos obedecendo ao mandato de Cristo. Contudo, o nosso culto será vazio se não conduz à caridade. A caridade é o maior dos valores. Para o cristão que tem fé e a celebra, a caridade é a expressão de coroamento da vivência da fé. Daqui, surge a terceira dimensão da fé que é viver o que se crê.


Viver o que se crê será é sempre o ideal. Crer, celebrar e buscar viver é uma tarefa de decisão e empenho da vontade. Alguns podem ficar com o crer e o celebrar, falhando muito no viver. Outros podem buscar o viver sem o crer e o celebrar, que pode ser o caso de um ateu e de todos aqueles que afirmam que basta fazer o bem. Aqui, porém, se pode questionar o alcance desse bem. Quem o manterá? Celebrar a fé é uma forma de manter-se no bem. No viver de quem tem fé e celebra, a própria Palavra de Jesus, que recebe através da celebração potencializa o empenho no bem. Celebrar a fé deve ajudar a viver a fé. Assim sendo, crer, celebrar e buscar viver sempre será a forma mais completa de expressar o seguimento do Mestre.


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)

bottom of page