top of page
Buscar

Corolla Cross ganha versão XRX com motor 2.0 flex

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Toyota do Brasil oferece a nova versão XRX do Corolla Cross, equipada com o motor 2.0L Dynamic Force Flex. Essa opção chega para complementar a linha do SUV, que agora está com seis versões - XR, XRE, XRX, GR-Sport, XRV Hybrid e XRX Hybrid. De acordo com a marca japonesa, essa configuração é exclusiva para o mercado brasileiro, atendendo a pedidos dos consumidores, que buscavam o nível de equipamentos anteriormente disponível apenas na versão XRX Hybrid.


O Corolla Cross conta com uma extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança que o qualificam como um dos automóveis mais completos de sua categoria. Desde a versão de entrada XR, o modelo possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, bem como banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação). O modelo também tem direção eletroassistida progressiva, entre outros recursos que o consolidam como um dos modelos mais vendidos do País.


Já a nova versão XRX 2.0L Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex. Internamente, dispõe de bancos de couro com ajuste eletrônico de altura para o motorista, cluster com tela TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar. O SUV apresenta rodas de 18” com acabamento na cor preta e diamantada e pneus 225/50 R18, faróis de LED e retrovisores externos na cor do veículo, eletrorretráteis, com regulagem elétrica.


Foto: Divulgação

O grande destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável inteligente VVT-iE, que mantém a eficiência do propulsor sem aumentar o consumo de combustível. Também vem equipado com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. O motor 2.0L Dynamic Force oferece 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão do SUV também é a Direct Shift que simula dez marchas.

Itens de segurança


Seguindo o padrão Toyota de segurança aprimorada, o Corolla Cross é recheado de equipamentos de segurança passiva e ativa. Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRX, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), quatro sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros de LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.


Além dos itens de segurança passiva, o SUV médio da Toyota se destaca nos itens de segurança ativa, sendo equipado de série com a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS). O pacote contempla recursos como: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA); Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), entre outros.


Foto: Divulgação



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.


bottom of page