Corinthians e Cruzeiro decidem a Copinha 2024
top of page
Buscar

Corinthians e Cruzeiro decidem a Copinha 2024

Por Roberto Maia

Em algumas semanas fico indeciso sobre o que escrever aqui neste espaço. Inicialmente pensei em comentar sobre o início do Campeonato Paulista e sobre a preparação dos times de São Paulo para a competição. Porém, na segunda-feira à noite decidi que o assunto deveria ser a final da Copa são Paulo de Futebol Junior, que é chamada de Copinha.


O centroavante Arthur Sousa brilhou ao marcar três gols na semifinal contra o Novorizontino. (Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians)

Assisti aos dois jogos da semifinal e a qualidade técnica dos jovens jogadores que vi em ação durante as semifinais da Copinha me impressionou profundamente.


Corinthians e Cruzeiro são os protagonistas dessa batalha pelo título, marcada para esta quinta-feira, 25, às 15h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. A final da Copinha ocorre tradicionalmente no dia do aniversário da cidade de São Paulo, que em 2024 completa 470 anos. Um evento que, historicamente, era sediado no Pacaembu, mas devido às reformas em andamento, a moderna arena do Timão assume o papel de palco para essa emocionante disputa.


O Corinthians, gigante na história da Copinha, busca seu 11º título na competição. O último troféu foi erguido em 2017, e para chegar à decisão este ano, o Timãozinho como é carinhosamente chamado pelos torcedores liderou o Grupo 10 e superou adversários como Guarani, Atlético-GO, CRB, América-MG e Novorizontino.


Por outro lado, o Cruzeiro, campeão em 2007, está de olho em seu segundo título na competição. Líder do Grupo 28 na fase inicial, a equipe mineira eliminou Madureira, Portuguesa, Santos, Coritiba e Flamengo para chegar à final.


O Cruzeiro eliminou o Flamengo na semifinal por 2 a 1 e vai disputar a final da Copinha pela segunda vez. (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

A Copinha, iniciada em 1969, é reconhecida como a maior competição de futebol de base no Brasil. O Corinthians é o maior campeão da competição com 10 troféus em sua galeria. O torneio não apenas revela talentos, mas também desempenha um papel crucial no fomento ao futebol de base no país.


Em meio às expectativas para a grande final, é inegável a importância da Copinha no cenário esportivo brasileiro. Jovens atletas têm a oportunidade de mostrar o seus talentos, clubes escrevem novos capítulos em suas histórias, e o futebol de base é fortalecido.


Grandes nomes do futebol brasileiro foram alçados ao profissionalismo após brilharem na Copinha. Apenas para citar alguns, lembro de Casagrande, Cafu, Kaká, Lucas Moura, Edu Gaspar, Casemiro, Robinho, Neymar, Gabriel Jesus, Vágner Love, Luizão, Jô, Fred, Deco, Marquinhos, Guilherme Arana, Malcom, Lucas Paquetá, Diego Tardelli, Falcão, Raí, Rogério Ceni e Dida. Fico feliz que este imenso celeiro de talentos continue gerando craques e realizando sonhos.


A grande final terá transmissão ao vivo pela Globo, Sportv e Cazé TV.




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page