Buscar
  • Rede D'Or

Confira as dicas para manter seus joelhos 100%

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

O joelho é uma das regiões que mais sofre lesões no corpo. E o segredo para mantê-lo saudável é o bom funcionamento de várias estruturas como menisco, ligamentos e uma boa articulação.


E embora a maioria das incidências aconteçam com atletas, pancadas ou posturas incorretas no dia a dia contribuem para o surgimento de patologias. De acordo com o ortopedista e traumatologista do Hospital Santa Cruz, Dr. João Luiz Vieira da Silva, cada tipo de lesão tem um tratamento específico que pode ser conservador ou até mesmo, em alguns casos, cirúrgico. Por isso, é extremamente importante fortalecer essa parte do corpo.


Confira as dicas da equipe de especialistas da Rede D’Or São Luiz para evitar lesões no joelho.

  • Poupe seus joelhos. O joelho é a estrutura mais complexa da nossa articulação e funciona como uma espécie de amortecedor do corpo. Por isso, não devemos sobrecarregar nem exigir demais dos joelhos, principalmente se você já estiver com dor. Veja as dicas a seguir:

  • Fortaleça os músculos do quadril. A falta de preparo muscular pode causar sobrecarga e provocar lesões em cartilagens e tendões. O fortalecimento dos músculos do quadril (de rápida contração), evita que os joelhos sofram.

  • Controle o seu peso. Mantenha-se ativo, evite o sedentarismo. Quanto mais peso, maior o impacto nos joelhos. Estudos mostram que ao perder 10 kg, é possível reduzir em até 20% da dor dos joelhos com artrose.

  • Pratique exercícios. Procure a orientação de um profissional de educação física ou personal trainer. O ideal é começar devagar e aumentar a carga/ritmo aos poucos, entendendo seus limites.

  • Escolha um bom tênis. Tênis confortáveis e com bom amortecedor no calcanhar ajudam a tirar a pressão da articulação dos joelhos.

  • Trabalhe outras articulações. Uma boa flexibilidade e um bom arco de movimento do quadril e tornozelo ajudam a transmitir e dissipar melhor a força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos.

  • Não exagere no treino. Treino incorreto é o principal fator ligado às lesões. Estudos revelam que o joelho trabalha muito próximo do limite e que a dor após um treino exagerado pode indicar uma lesão.

IMPORTANTE: Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte um médico para saber se está apto(a) para a prática de exercícios e faça exames periodicamente!

2 visualizações0 comentário