Como reduzir a dor nas costas causada pela gravidez?
top of page
Buscar

Como reduzir a dor nas costas causada pela gravidez?

Por Rede D'Or

Sentir dor nas costas durante a gravidez é um sintoma que acomete diversas mulheres a partir do terceiro trimestre de gestação. O sofrimento pode ser ainda mais intenso nas gestações de múltiplos ou quando há o aumento do líquido amniótico, por exemplo. Apesar de ser bastante comum, a gestante deve estar atenta às possíveis causas.


Por conta do desenvolvimento do bebê e com a expansão do útero, o excesso de peso na barriga faz com que haja uma inclinação da região da lombar. Além disso, os ligamentos, músculos, as articulações e nervos presentes ficam mais maleáveis, o que também pode ocasionar a dor. Outra possível causa do desconforto é o aumento do volume das mamas e supostas inflamações do nervo ciático.


A dor costuma afetar principalmente a região inferior das costas, conhecida como lombar. Dependendo da gravidade do problema, pode prejudicar as atividades diárias da paciente, causar insônia e gerar incapacidade motora. Ainda há a possibilidade desse sofrimento se estender até mesmo depois do parto.


Além de remédios prescritos pelo médico, que podem ser utilizados para aliviar a dor intensa, existem métodos e hábitos recomendados para amenizar o desconforto na região. Listamos algumas dicas logo abaixo, confira!


Utilize compressas de água quente: o banho quente com o jato direcionado para a região das costas e a utilização de compressas podem aliviar a dor. O calor aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a relaxar a musculatura.


Pratique alongamento: a ioga e a hidroginástica são exemplos de atividades físicas que auxiliam no conforto lombar, proporcionando o alongamento dos músculos e o alívio da dor.


Travesseiros e almofadas de apoio: durante o dia e na hora de dormir, as almofadas e os travesseiros podem ser utilizados como apoio para as costas. No período noturno, se colocados entre as pernas, proporcionam para a gestante um conforto ainda maior.


Massagens: algumas massagens com óleos essenciais podem aliviar a tensão. Lembre-se de que: antes do primeiro trimestre de gravidez, massagear o abdômen não é recomendado, então, muito cuidado com essa região. Antes de agendar uma sessão, certifique-se com o seu médico de que a prática será segura para você.


Utilize sapatos adequados: evitar sapatos altos durante o período da gravidez é fundamental, uma vez que eles podem acabar causando desconforto nas costas. Uma ótima opção é optar por tênis com amortecimento.


Evite carregar peso: esforços físicos muito intensos devem ser evitados, pois podem sobrecarregar a coluna e ocasionar a dor na lombar.


Tenha uma rotina saudável: alimentar-se de forma equilibrada e praticar atividade física moderadamente, contando que haja autorização do médico, são medidas importantes para evitar o ganho de peso excessivo, que pode piorar a dor nas costas.


Descanse: repousar é uma das melhores maneiras de amenizar as dores nas costas. Em diversos períodos do dia, encontre posições confortáveis para descansar.


Não fique sentada por muito tempo: permanecer sentada o dia inteiro coloca mais pressão sobre a coluna, agravando as dores na região. Opte por cadeiras com um bom apoio, de preferência com as costas retas. Também é preciso evitar cruzar as pernas e usar um suporte para elevar os pés.


Embora a dor nas costas seja bastante comum nessa fase da vida, a gestante deve atentar para alguns sinais que podem indicar problemas mais sérios. Se a dor na lombar vier acompanhada de febre, perda de coordenação e força das pernas ou se surgir apenas em um dos lados da coluna, é importante procurar o médico para investigar o motivo.


Além disso, se a dor for excessivamente intensa e estiver provocando prejuízos à qualidade de vida da paciente, é fundamental buscar ajuda especializada para iniciar o melhor tratamento. Também é importante ressaltar que qualquer medicação só deve ser usada com a prescrição do médico.


bottom of page