Como os florais podem te ajudar na quarentena?
top of page
Buscar

Como os florais podem te ajudar na quarentena?

Por Aline Tenório


Não são poucos os desafios emocionais que a quarentena nos impõe e os florais podem ser ótimos aliados para este enfrentamento. A terapia floral, descoberta na década de 30 pelo médico britânico Edward Bach, tem seu uso reconhecido em mais de 50 países e é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como terapia integrativa.


E como eles agem em nosso corpo? Com o avanço das pesquisas da Física Quântica, atualmente comprovamos o que antigas tradições orientais já nos diziam sobre a circulação de energia vital em nossos corpos, por meio de ductos energéticos conhecidos como meridianos de acupuntura. Quando ingerimos um floral, pela corrente eletromagnética que se forma entre o sistema nervoso e o sistema circulatório, a informação vibracional contida nestas gotinhas terapêuticas vão percorrer o corpo por meio dos meridianos e, a partir deles, acessar nossos corpos energéticos.


Os sentimentos de mágoa, medo, raiva, frustração, entre outros, formam campos desarmônicos de energia que impactam nossa saúde como um todo, gerando em nós sintomas e comportamentos desconfortáveis. A essência floral vai então em direção a esses campos, buscando dissolvê-los pela energia vital curativa da planta, ou do conjunto de plantas, com as quais ele é produzido.


Dr. Edward Bach desenvolveu e testou 38 essências florais, sendo cada uma delas relacionada a um estado emocional e mental específicos, por isso o ideal é que as essências sejam prescritas por um terapeuta floral. Na quarentena, porém, essa possibilidade fica muito reduzida. A boa notícia é que o Dr. Bach desenvolveu uma fórmula exclusiva para situações emergenciais em geral (que geram grande tensão física, psíquica ou emocional), composta de cinco essências florais (Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Clematis, Star of Bethlehem), chamada Rescue. Sem contraindicações, ela tem demonstrado grande eficácia para sintomas de estresse e ansiedade. Você pode adquirir online em uma farmácia de manipulação ou de produtos naturais de sua confiança, seguindo a posologia da embalagem.


Segundo o médico indiano Deepak Chopra, é imperioso lembrar que o ser humano é o único capaz de mudar sua biologia por suas emoções e pensamentos. Portanto, cuide de seu estado mental e emocional nessa quarentena, para que este período singular deixe apenas aprendizados e reflexões em sua história.


Namastê!


Aline Tenório é nutricionista e especialista em Biofísica Quântica Aplicada à Saúde.

bottom of page