Como estimular o contato visual com crianças autistas
top of page
Buscar

Como estimular o contato visual com crianças autistas

Neuropsicóloga dá dica de cinco atividades para auxiliar o estímulo visual


Você já observou se seu filho faz contato visual consistente? Embora muitos pais se preocupem em um primeiro momento se os filhos enxergam, observar como as crianças fazem o contato visual é tão importante quanto, já que a visão é essencial para o desenvolvimento de outras habilidades. Isso porque as crianças aprendem muita coisa observando o outro, sejam adultos e outras crianças. E se ela não observa, também não aprende, e, logo, não se desenvolve.

Bárbara Calmeto (divulgação)

A neuropsicóloga Bárbara Calmeto, do Autonomia Instituto, explica que é necessário observar alguns detalhes, como se esse contato visual tem intenção comunicativa e/ou quantas vezes ele faz esse contato durante uma hora, por exemplo. “Essas informações vão balizar os dados que precisamos para avaliarmos a consistência ou não dos comportamentos verbais de uma criança. A visão é um fator que precisa ser desenvolvido porque é muito importante dentro da comunicação, das relações interpessoais e do aprendizado de qualquer criança, inclusive da autista”, pontua.


Atuando há 13 anos no atendimento clínico de pessoas com atraso no desenvolvimento, desce bebês até idosos, Bárbara é psicóloga cognitivo-comportamental, neuropsicóloga pela Santa Casa de Misericórdia RJ, especialista em Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com autismo e deficiência intelectual e especialista em Educação Especia. Possui diversos cursos nas áreas de autismo, síndrome de Down, habilidades sociais, testes psicológicos e adaptação curricular.


Confira a sugestões de atividades simples que podem ajudar a estimular o contato visual da criança. dadas pela profissional:

  • Consiga a atenção da criança e faça a atividade escolhida com muita alegria, barulhinhos engraçados e diversão;

  • Engaje a criança na sua brincadeira;

  • Dê paradas de tempos em tempos para que a criança reaja pedindo continuidade da atividade através do contato visual;

  • Reforce fazendo mais atividade com maior intensidade;

  • Se a criança não te olhar nas primeiras vezes, repita o processo e engaje-a mais na sua brincadeira.

  • Mantenha a posição frente a ela e da mesma altura, para facilitar esse contato visual.

bottom of page