top of page
Buscar

Como escolher o tom certo de base

Por Yasmin Adriano


Olá, é ótimo tê-la novamente em nosso Dicas de Beleza! Hoje, quero ensinar algo que muitas pessoas costumam ter dificuldade: escolher o tom certo de base.


Com bastante frequência recebo mensagens de pessoas me perguntando como podem saber qual tom de base comprar. Realmente, pode ser um pouco complicado, mas posso te ajudar com algumas dicas.


Fotos: Divulgação

A base é o primeiro produto com cor que costumamos aplicar na hora de fazer a maquiagem. É preferível que ela seja do tom e subtom certos, mas se você errar, não se preocupe. Visite meu Instagram, onde dou algumas dicas de como corrigir esse problema.


Primeiro, para que você entenda um pouco melhor: o tom refere-se à tonalidade da nossa pele, desde a mais clara até a mais escura. Já o subtom é o fundo de cor, podendo ser amarelado, rosado, neutro e oliva. Portanto, ao comprar sua base, é importante identificar seu subtom, pois fará toda a diferença na hora da aplicação.


Para conseguir identificar o tom certo, você pode testar a base em alguns lugares específicos. Muitas pessoas costumam testar na mão, mas esse não é um bom lugar para isso, pois nossas mãos estão constantemente expostas ao sol, o que faz com que elas tenham um tom mais escuro. Agora, vamos para os locais mais adequados para testar. O primeiro é o maxilar, pois testando nele você consegue analisar o tom do seu rosto e do seu corpo, igualando-os para que o rosto não fique com um tom diferente do corpo. Outro local é o peito, onde você pode seguir o tom certinho, pois, na maioria das vezes, o rosto pode ser um pouco mais claro que o corpo, especialmente se você usa protetor solar diariamente.


Fotos: Divulgação

Agora que você já sabe onde testar, como vai saber qual é o tom certo? Pegue um pouquinho da base no dedo e aplique dando batidinhas em um dos locais mencionados. Se o tom ficou mais claro ou mais escuro que sua pele, é o tom errado. No entanto, se você aplicar e a base "sumir", ou seja, você não conseguir diferenciar o que é sua pele e o que é a base, esse é o tom certo.


Outra dica muito útil, especialmente para compras online, é que existe um site chamado "findation.com", onde você pode inserir a marca da base que já usa e sabe o seu tom, e ele ajudará a descobrir o tom certo de várias outras marcas.


Essa foi mais uma dica de beleza. Espero que tenham gostado e semana que vem teremos mais dicas para vocês. Sempre que quiserem saber mais, estou à disposição no Instagram.




Yasmin Adriano é maquiadora profissional, penteadista e influencer digital do setor de beleza. Siga no Instagram: @yasadriano.makeup.

bottom of page