Como dentistas e seus pacientes devem enfrentar o coronavírus?
top of page
Buscar

Como dentistas e seus pacientes devem enfrentar o coronavírus?

Da Redação


Todos os profissionais da saúde têm de ter cuidado redobrado com o Covid-19, e para os profissionais da saúde bucal não seria diferente.

Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo

Para a Dra. Luciane Hiramatsu Azevedo, professora da Fundação da Faculdade de Odontologia da USP e doutora em diagnóstico bucal pela FOUSP (Faculdade de Odontologia da USP), a orientação do Conselho Federal de Odontologia deve ser seguida à risca.


“Precisamos redobrar os cuidados e a utilização efetiva dos equipamentos de proteção, evitando assim qualquer tipo de exposição e contágio. Isso é de extrema importância sempre, e agora inda mais quando vivemos uma pandemia”, ressalta a doutora. Ela lembra que também cabe ao paciente colaborar com atitudes simples para não transmitir o vírus: lavar as mãos regularmente, cobrir boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos e/ou garrafas).



Só procurar, neste período crítico, os consultórios dentários em casos reais de emergência

Dra. Marines Sammamed

A Dra. Marines Sammamed Freire Trevisan, professora do Curso de Habilitação Lasers FUNDECTO- FOUSP, chama atenção, principalmente, para pacientes mais idosos.


“Os idosos estão no grupo de risco, por isso, só devem ir ao dentista em caso de urgência. O mesmo vale para pacientes com doenças crônicas , respiratórias e pessoas com baixa imunidade”, aponta.


Trevisan afirma que o paciente que viajou ao exterior recentemente ou que teve contato com algum infectado pelo Covid-19, deve contar imediatamente ao seu dentista. Se estiver com sintomas de gripe e resfriado, o profissional também deverá ser informado.



Nova ética nos consultórios

Dra. Ana Maria de Souza

Da mesma opinião é a Dra. Ana Maria Aparecida de Souza, Professora do Curso de Habilitação Lasers em Odontologia da USP, que aponta uma nova ética nos consultórios em tempos de pandemia.


"Apertos de mão, abraços e beijos, como recomenda o Ministério da Saúde, deverão ser evitados, principalmente nos consultórios. Para total proteção do dentista e do paciente, é recomendável, da mesma maneira que em hospitais, que os atendimentos de rotina sejam adiados. Estamos em um momento sério e que todos precisam colaborar. Somente com consciência e união poderemos vencer esta pandemia e voltar a sorrir", finaliza.




Higienização correta em tempos de Coronavírus


As dentistas apontaram que aqueles que ainda não encontraram o seu motivo para criar o hábito da higienização bucal, agora, com a pandemia, vão ter uma ótima razão. Elas explicam que a correta higienização (além de resultar na própria saúde bucal) previne outras doenças sistêmicas. Já se sabe que infecções bucais aumentam o risco de doenças do coração, parto prematuro, prejudicam o controle do diabetes tipo II e podem provocar infecções pulmonares, o que é um sério agravante para quem contrair o Covid-19.


As professoras também são unânimes em condenar alguns hábitos , como o de cutucar os dentes após o almoço com palitos de dente, dedo ou qualquer outro objeto. O certo é, após o almoço, lavar bem as mãos, fazer a escovação com uma escova macia e depois passar o fio dental.



Perfis

DRA. LUCIANE HIRAMATSU AZEVEDO - Profa. do Curso de Habilitação Lasers em Odontologia – FUNDECTO – FOUSP. Cirurgiã-dentista do Laboratório Especial de Laser em Odontologia. Mestre em Ciências – Tecnologia Nuclear - IPEN. Doutora em Diagnóstico Bucal pela FOUSP.


DRA.MARINES SAMMAMED FREIRE TREVISAN - Profa. do Curso de Habilitação Lasers em Odontologia - FUNDECTO- FOUSP. Cirurgiã-dentista e Mestre em Lasers - Tecnologia Nuclear - IPEN – USP.


DRA. ANA MARIA APARECIDA DE SOUZA - Profa. do Curso de Habilitação Lasers em Odontologia – FUNDECTO – FOUSP. Profa. Assistente do curso de prótese sobre implante da equipe Milton De Bortoli -FUNDECTO- FOUP. Mestre em Lasers - Tecnologia Nuclear - IPEN – USP.

bottom of page