top of page
Buscar

Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta traz à cena as delicadezas e tensões da adolescência

A peça fala sobre descoberta da sexualidade e processo de crescimento e aceitação

Imagem: Ivy Onodera

As primeiras descobertas amorosas da adolescência e o processo de crescimento são o ponto de partida do espetáculo juvenil Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta, quarto trabalho da DeSúbito Companhia. Inspirada na Graphic novel francesa O Enterro das Minhas Ex (2015), de Anne-Charlotte Gauthier, a peça narra, em três atos, fragmentos do cotidiano cheio de curiosidades e contratempos de uma adolescente, que vive em uma pequena cidade do interior.


Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta circula em São Paulo, a partir do dia 19 de maio, às 21h, começando pelo Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. Em seguida, se apresenta em teatros e centros culturais municipais até o mês de junho. Todas as 16 apresentações são gratuitas.


Na trama, o público acompanha a jornada de Charlotte entre os 13 e 17 anos, em seu processo de descoberta e conhecimento. A peça se passa em uma garagem, lugar onde Charlotte se sente livre para extravasar seus pensamentos e desejos. Nesse espaço libertador, ela precisa aprender a lidar com preconceitos maiores do que o seu quintal. Seu grande sonho é sair da cidade minúscula em que vive para conhecer o mundo, como fez sua tia favorita muitos anos antes.


A montagem alterna acontecimentos realistas e a imaginação da protagonista. Lirismo e realismo mágico se misturam para falar de seus segredos, pensamentos, dúvidas, confissões e feitos, em uma linguagem rápida, semelhante à de YouTubers.


O pop conduz essa narrativa ao misturar imaginação, falas, sons e canções, de David Bowie, Aretha Franklin e PJ Harvey, artistas admirados por sua tia. Em alguns momentos, astronautas mulheres surgem como “fantasmas”, mentoras da ação da protagonista.


Por retratar um universo feminino, a peça é formada por um elenco com quatro mulheres.


Coisas que Você Pode Dizer em Voz Alta

19, 20 e 21 de maio, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h

Teatro Arthur de Azevedo

Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo – SP

bottom of page