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Cinco dicas para melhorar a postura no home office

Especialista destaca que cuidar da coluna, pescoço e ombros é fundamental para evitar dores durante o expediente e também a longo prazo

A consolidação do home office traz a liberdade para o colaborador trabalhar de qualquer lugar, inclusive no conforto de seu lar. Mas é preciso ter atenção para que a modalidade não se transforme em um problema provocando dores no corpo associadas à má postura durante a rotina.


Com a correria do dia a dia, é comum que as pessoas não prestem a atenção necessária em fatores que implicam diretamente na qualidade de vida. “A forma de sentar, permanecer muito tempo na mesma posição, e até mesmo a distância entre o computador e os braços, podem parecer detalhes insignificantes, mas, a longo prazo, podem sobrecarregar musculatura e articulações, gerando problemas como tendinite, bursite, artrose, entre outras doenças crônicas”, explica Pedro Coelho, profissional de educação física da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo.


Pensando em contribuir com o bem-estar dos profissionais que utilizam a modalidade do home office e reduzir riscos de lesões, o especialista listou cinco dicas para ajudar a manter a boa postura.


Mantenha a ergonomia física: má postura, movimentos repetitivos e levantamento inadequado de objetos pesados são os exemplos mais comuns de uma ergonomia física ausente. “É de extrema importância que as pessoas se atentem às condições ideais do mobiliário como mesa, cadeira e altura do computador ou notebook para evitar sobrecarga na lombar, pescoço e ombros”, destaca Coelho.


Atente-se à postura ereta: o profissional que passa grande parte do tempo sentado precisa se atentar à postura na cadeira. “Seja no sofá, cadeira ergonômica com ajustes de altura ou até mesmo em cadeiras comuns, a postura deve ser sempre a mesma. Lombar completamente apoiada e encostada, mantendo a coluna ereta com os ombros relaxados e levemente direcionados para trás, olhando para o centro da tela do computador, mantendo o pescoço ereto e braços em linha reta em relação ao teclado. Já a postura das pernas, o ideal é mantê-las afastadas, com os pés totalmente apoiados no chão e nunca cruzadas para não sobrecarregar os joelhos”, alerta o especialista.


Faça alongamento: o alongamento é um exercício indispensável para quem quer melhorar a postura de forma gradativa e eficiente. “Para quem passa muitas horas trabalhando sentado, o ideal é começar o dia se alongando e repetir o exercício ao longo do expediente. O exercício ajuda na flexibilidade, descompressão dos músculos tensionados, e também a aliviar estresse e ansiedade”, reforça o profissional.


Dê pausas ao longo do expediente: os movimentos repetitivos são grandes vilões da postura correta no trabalho. “Intercalar as atividades e fazer pausas regulares para caminhar por alguns minutos, esticar o corpo e até mesmo tomar um ar, são atitudes que ajudam a aliviar os músculos e articulações e evitam a fadiga ao fim do expediente”, pontua.


Pratique exercícios físicos: a prática regular de atividades físicas é essencial para manter o corpo saudável. “Músculos fortalecidos e alongados são fundamentais para manter a postura alinhada em diferentes posições e por longos períodos de tempo. Evitar o sedentarismo é um passo importante para garantir mais saúde e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, finaliza o profissional de Educação Física da TotalPass.

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