Buscar
  • Redação JBA

Cinco dicas para economizar nos restaurantes por quilo

Saiba como economizar na refeição sem deixar de lado os alimentos nutritivos e saborosos

Os restaurantes por quilo são conhecidos por serem espaços democráticos ao oferecer cardápios que atendem diversos tipos de gostos e bolsos. Diante da inflação que atinge níveis alarmantes, conseguir se alimentar de maneira nutritiva e ao mesmo tempo economizar é um desafio diário que muitos trabalhadores brasileiros têm enfrentado.


“Observe bem os ingredientes disponíveis no buffet e escolha com atenção o que vai consumir. Dê preferência às saladas, que são nutritivas e não pesam tanto na balança. Evite também ingerir bebidas durante as refeições, principalmente, refrigerantes ou sucos industrializados. Outra sugestão é participar de programas de fidelidade que possibilitam trocar pontos do vale-refeição por almoço grátis nos estabelecimentos participantes”, orienta a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, Soraia Batista.


Para ajudar a compor um prato nutritivo e saboroso com preços acessíveis quando a opção for fazer a refeição em restaurante por quilo, a Sodexo Benefícios e Incentivos preparou uma série de dicas. Confira:


  • Planeje seu prato – antes de entrar automaticamente na fila para se servir, dê uma volta no balcão ou bufê e veja todas as opções para poder escolher o que você vai comer. Evite, assim, sair pegando tudo o que tem vontade e ter um prejuízo na hora de pagar a conta. Dessa forma, além de fazer escolhas mais saudáveis, você terá um almoço consciente e mais barato.

  • De olho no pratão – quer mais dicas para economizar dinheiro no almoço? Nem sempre o prato do restaurante tem o mesmo tamanho da louça que você tem em casa. Coloque a quantidade de comida que irá te saciar, sem exageros. Algumas vezes, o prato do restaurante pode ser maior, então, não se iluda com o tamanho para pegar um pouco de cada preparação do buffet. Dessa forma, você evita comer a mais e, consequentemente, evita o desperdício de alimentos.

  • Seja fiel – muitos restaurantes por quilo têm programas de fidelidade em que você pode ganhar brindes ou, até mesmo, uma refeição grátis.

  • Dispense a bebida e a sobremesa – mais uma medida boa para diminuir o custo com alimentação é também evitar o consumo de alimentos muito calóricos ou ultraprocessados e ingerir bebidas junto com a refeição. Se tiver muita vontade de um doce depois do almoço, opte por frutas, como a banana, por exemplo. Faça essas mudanças e veja seus créditos no vale refeição durarem mais.

  • Folhas verdes no prato – comer salada é importante para o bom funcionamento do seu organismo. E as folhas ainda vão ocupar um espaço considerável no seu prato, evitando que você gaste mais do que planejou com itens menos saudáveis.