Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ganha nova unidade no Shopping Cidade Jardim
top of page
Buscar

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo ganha nova unidade no Shopping Cidade Jardim

Projeto assinado pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri tem intuito de unir centro comercial e instituição de um jeito moderno e surpreendente

Imagem: Manuel Sá

O Shopping Cidade Jardim, localizado na capital paulista, conta, a partir de já, com uma nova instituição de ensino, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. A junção entre o centro comercial e a instituição se dá pelo desejo de diversificar o tipo de frequentador do shopping, alcançando um público mais jovem em todos os períodos. Com um investimento de 15 milhões, o projeto representa um grande case de apropriação de novos espaços, unido varejo e educação para propiciar mais atividades no local. Junto com o propósito de trazer novos frequentadores, o centro universitário oferecerá cerca de 20 cursos entre graduação, pós-graduação e cursos livres. Para o arquiteto Jayme Lago Mestieri, à frente do escritório que leva o seu nome e é responsável pelo projeto, a fusão entre os dois espaços é benéfica para varejistas, estudantes e empreendedores, já que o local ficará à disposição de 2.500 alunos que passarão por diariamente por ali. “Eu considero que a maior lição para arquitetura não se encontra nos acabamentos ou nas formas desenhadas, mas em como os usos podem ser combinados”, comenta.


Com uma estrutura singular, o novo campus se adequa ao shopping unindo a rigidez estrutural tradicional e a criação de formas modernas e personalizadas, causando uma surpresa positiva aos visitantes com uma nova configuração e apropriação do espaço. O Grand Hall, por exemplo, é formado por quatro blocos não ortogonais e assimétricos, interligados por passarelas aéreas que abrigam salas de aula, biblioteca, laboratórios e ateliês. Outro ponto de conexão será a praça interna, presente entre os blocos, que também servirá como ponto de encontro para estudantes e local para atividades acadêmicas. “O campus é grande e deve ser surpreendente, além de oferecer um ritmo de experimentação. Na concepção, trabalhamos para que o projeto transmita atributos que surpreenda, porém sem prejudicar a produtividade e o seu funcionamento”, ressalta Jayme Lago Mestieri. Ainda segundo o profissional, cada parte do projeto tem elementos que arrebatam os usuários – desde uma peça de comunicação até o mobiliário. O desenvolvimento se fundiu com a malha estrutural do shopping sem oferecer resistência, já que na parte interna é possível encontrar segurança nas instalações e equipamento, onde são respeitadas as capacidades e as condições de funcionamento para todo o complexo, mas de uma forma única oferecendo um novo ângulo, com uma nova perspectiva.

A nova unidade, inaugurada recentemente, foi projetada para que os alunos tenham uma aprendizagem 360º através de aulas teóricas, práticas e digitais. Por ter diversas disciplinas presenciais e online, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realizou um grande investimento em infraestrutura para que todos os alunos possam usufruir das tecnologias e dependências da instituição. Tudo isso para oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento dos estudantes resultando em uma formação de qualidade.

bottom of page