Casos de dengue continuam afetando o estoque do GSH Banco de Sangue de São Paulo
top of page
Buscar

Casos de dengue continuam afetando o estoque do GSH Banco de Sangue de São Paulo

Foto: Mateus Amorim

O Brasil vive uma alta histórica de aumento nos diagnósticos de dengue. O país chegou a mais de 1 milhão de casos confirmados apenas nos dois primeiros meses do ano, quantidade maior que a metade dos números registrados durante o ano todo de 2023, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. Se não houver um controle mais severo da doença, o órgão público estima que possamos chegar a 4,2 milhões de casos, um número nunca alcançado antes pelo Brasil.

Na capital de São Paulo, os casos notificados afetam a população de forma direta e indireta, ao privar os doadores de sangue a realizarem a doação, conforme explica Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo. “Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde em relação aos doadores que tiveram dengue, para garantir a melhor qualidade possível do sangue coletado. Então, todos que tiveram dengue recentemente, ou tiveram contato sexual com alguém que teve nos últimos 30 dias, ou ainda tomou a vacina contra a doença, devem aguardar 30 dias para doar novamente. Nos casos de dengue hemorrágica, o resguardo deve ser de 180 dias após a recuperação completa”, explica.


Foto: Mateus Amorim

O GSH Banco de Sangue de São Paulo reforça com a população a urgência e necessidade de reposição de seus estoques. “O aumento de diagnósticos da dengue e outras viroses faz com que mais pessoas precisem de transfusões, intensificando a necessidade de bolsas de sangue. Estamos com um déficit de 70% nas doações há um tempo, e precisando urgente da colaboração de novos doadores também”, convoca Janaína.

Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, principalmente os de Rh negativo, que são os que mais estão em falta. Mesmo quem não sabe qual o seu tipo sanguíneo pode doar, pois, no procedimento de doação é realizado o teste de tipagem.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.


Requisitos básicos para doação de sangue:


  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Pesar a partir de 50 kg;

  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.

  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos

  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);

  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina

  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.


Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.


GSH Banco de Sangue de São Paulo

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 – Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000 / 3373-2001 e pelo WhatsApp (11) 99704-6527

Atendimento: Diariamente, inclusive aos finais de semana, das 7h às 18h.

Estacionamento gratuito no local.

bottom of page