top of page
Buscar

Casa Higienópolis após longo processo de restauro, volta a receber visitas

Ao lado do shopping Pátio Higienópolis e do Paço das Artes, na esquina da avenida Higienópolis com a rua Albuquerque Lins, um pedaço de história nacional se mantinha escondido do público até este ano. A Casa Higienópolis, nova alcunha do casarão Nhonhô Magalhães, foi inaugurada recentemente para eventos e atividades culturais, e em breve receberá também visitas monitoradas. O projeto Arq Tour, uma empreitada do shopping, vai armar caminhadas pelo bairro dedicadas a visitar as construções que existem por ali.

Tombado como patrimônio histórico do município e do estado de São Paulo, o palacete passou por um longo processo de restauração — comandadas pelo Pátio Higienópolis, as obras levaram dez anos para serem concluídas. Ainda que a fachada e a estrutura tenham sido mantidas, o interior ganhou adições, como um bar e um camarim. Com área total de 7.002 m2, sendo que a casa ocupa 2.300 m2, o local abriga ainda um exuberante jardim. Ao todo, a construção pode ser ocupada por 250 pessoas. No interior, há uma clara mistura de referências na arquitetura: a fachada traz influências neoclássicas em suas colunas e capitéis; já a capela exibe um visual art déco; e o teatro tem uma proposta moderna.


No jardim, a preservação também foi um guia: o projeto de paisagismo assinado por Isabel Duprat recuperou a vegetação original. A área externa e os ambientes indoor foram restaurados para acomodar até 250 pessoas. O hall principal e a escadaria foram feitos com madeira e exibem vitrais coloridos. Os pisos de madeira, pedra portuguesa e tijolos também ganharam uma atenção extra, pois todas as estruturas da casa foram mantidas no projeto.

bottom of page