Casa Fos reformula a arte de receber na São Paulo da retomada
top of page
Buscar

Casa Fos reformula a arte de receber na São Paulo da retomada

Com um espaço pertinente aos novos tempos, como área livre, celebrações em estilo humanista e cardápios saudáveis, a Casa Fos abriu as portas em novembro

Uma bela residência localizada em Pinheiros, onde os jardins reúnem piscina, lago de carpas e horta com espécies inéditas na metrópole paulista, é o novo espaço para eventos na cidade. Bem-vindos à Casa Fos! Nela, as celebrações pessoais e profissionais possuem soluções ideais: ambientes agregados à área de céu aberto com conceito paisagístico, interação com a arte e opção de cardápio de uma das mais saudáveis e saborosas comidas do mundo, a mediterrânea.


A proposta é da artista plástica grega, radicada no Brasil desde 1971, Efrossini Markaki. “Sempre tive forte atração pelas artes, sentindo-me reconectada a minha origem. Após um hiato com minha pintura, fiz viagens e cursos para expandir os horizontes. Na pandemia, reuni amigas para oficinas de arte e pequenas comemorações. A arte de receber ficou mais forte com a retomada. Assim nasceu a CASA FOS”, explica Efrossini.

Com toda infraestrutura necessária para atender até cem convidados, as celebrações na Casa Fos tem conceito humanista, pois contam com o aconchego e o charme de estar em uma confortável casa agregada a formatos que a natureza oferece. A experiência será vivida em mini weddings, chás comemorativos, sunsets, aniversários e bodas, cafés da manhã , brunchs, jantares e confrarias, além de ocasiões profissionais como lançamentos, conferências, treinamentos e eventos beneficentes.

A construção alto padrão fica em terreno de 1.400 m², com área construída de 800 m². São dois andares com hall de entrada, escritório, hall, sala de almoço, cozinha , no térreo e, no andar superior, mais quatro salas.

Ao cruzar os jardins, onde estão oficinas de arte e o espaço gourmet da piscina, logo se depara com o lago de carpas e sua exuberante diversidade de espécimes botânicas. “Fiz com inspiração da minha infância. Fui nascida e criada em Creta em meio à natureza e perto de um rio de águas límpidas, repleto de vegetação e cascatas. Durante a quarentena, me dediquei de corpo e alma à realização desse lago. Minha equipe e eu escolhemos cada planta, pedra, e areia certeira”, conta a anfitriã. O e ntorno apresenta aguapé, vitórias-régias, papiros, cavalinha, equisetum hyemale, elegia, mureré, pontederia cordata, bromélias, pilea microphylla, sobre a grama amendoim.

Ao lado da piscina fica a horta onde Efrossini plantou vegetais e ervas trazidos da Grécia e que se adaptaram muito bem ao solo paulistano. “Sou filha de agricultor, então horta não poderia faltar em meus jardins. E minha culinária é baseada na mediterrânea, com muitos vegetais que só se utilizam em receitas gregas. Colho diariamente para a mesa: o sabor é diferente e único”, conta. Ela traz das viagens à Grécia sementes de hortaliças e vegetais que não encontra aqui, como a erva amberósa, com folhas que emprestam aroma especial para compotas doces e também útil para receitas médicas caseiras. Cultiva também outras raras como dil, brédo, verdoega e endro, colhidas diretamente das montanhas e campos gregos, além de mostarda, fava, sálvia, tomilho e fava, entre outros. Ao lado da horta, o espaço gourmet tem forno a lenha e churrasqueira. Árvores frutíferas na extensão dos jardins, completam o paisagismo.


O bufê próprio da Casa Fos segue as receitas mediterrâneas, em especial da culinária grega. Mas a equipe de Efrossini também trabalha com outras gastronomias. Na opção de contratar outro bufê, a Casa Fos mantém à disposição a cozinha equipada e serviço de mesa completo para 24 pessoas, além de brigada com quatro profissionais uniformizados.

Enfim, a Casa Fos é o conceito de celebrar a vida e os bons momentos de se reunir. Agora, em uma nova era.


Casa Fos

Rua Caraúna, 148

@casa.fos


Imagens: Lia Garcia

bottom of page