Buscar
  • Redação JBA

Casa de Vidro é ícone arquitetônico ecultura localizado no Morumbi

Você conhece o Instituto Bardi / Casa de Vidro, localizado no Morumbi? Fundado em 1990 por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, o espaço é uma organização da sociedade civil de fins não lucrativos e dedicado à produção intelectual no campo da arquitetura, do urbanismo, do design e das artes. Seus objetivos incluem facilitar o acesso do público à arte e cultura, por meio de exposições, palestras e seminários, além de apoiar projetos que promovam as artes plásticas, as artes visuais e a arquitetura brasileiras.

A magnitude da Casa de Vidro é hipnotizante, especialmente para os amantes da arquitetura. O projeto, de autoria de Lina Bo Bardi, é considerado um dos ícones da arquitetura modernista no Brasil. A casa foi, durante muitos anos, o lar da arquiteta e de seu marido, Pietro Maria Bardi. A mata fechada que rodeia o lugar quase faz os visitantes esquecerem que estão na maior cidade do Brasil. O local escolhido para a construção, no bairro do Morumbi, é um loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba.


A área, totalmente reflorestada pela arquiteta, é extremamente bem preservada. Após a morte de Lina Bo Bardi – também autora do projeto arquitetônico do MASP - a casa foi transformada em uma fundação para preservar a sua obra, assim como para promover e divulgar a arquitetura, o design, o urbanismo e a arte popular brasileira.


As visitas devem ser agendadas por telefone ou pelo e-mail contato@institutobardi.com. br. A casa se mantém aberta apenas quando está com exposição.


R. Gen. Almério de Moura, 200

Telefone: 11 3743-3875

Site: http://www.institutobardi.com.br

Horário: De quinta a domingo, de 10h a 16h.