Buscar
  • Redação JBA

Capital amplia cadastro de doses remanescentes vacina antiCovid para pessoas com mais de 18 anos

Comprovante de residência no município de São Paulo é exigido; cada unidade tem uma lista de espera para as doses que sobram


Imagem: portal Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, a partir desta sexta-feira (18), as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 serão destinadas também às pessoas com idade superior a 18 anos sem comorbidades.

É importante informar que nem sempre há doses excedentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida segue as diretrizes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa): quando houver frasco de vacina aberto no fim do expediente, para que não haja qualquer desperdício de dose, ela deve ser aplicada nos grupos elegíveis.

Cada UBS deve manter um cadastro com os usuários elegíveis em sua área de abrangência com telefones para convocação dessas pessoas. O munícipe pode colocar seus dados se desejar e cumprir os critérios de elegibilidade. É preciso apresentar comprovante de endereço e documento de identificação. Em caso de dificuldade para destinação das doses remanescentes, a orientação é que a administração da UBS entre em contato imediatamente com a respectiva Supervisão Técnica de Saúde (STS). Nenhum equipamento de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes.

Novos grupos elegíveis A vacinação segue normalmente para os grupos prioritários. Nesta quinta-feira (17), começou a vacinação de pessoas com 54 e 55 anos na capital; um público estimado em 290 mil pessoas. Como mais uma forma de evitar filas e aglomerações na rede de postos, a imunização do público por faixa etária foi escalonada. Na sexta-feira (18), as pessoas com 52 e 53 anos começam a receber a primeira dose. No sábado (19), pessoas com 50 e 51 anos. Para atender aos novos públicos, toda a rede de postos de vacinação da capital está operando normalmente.

Veja aqui a lista completa de endereços dos postos de vacinação

As pessoas podem buscar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as AMA/UBS Integradas, que funcionam inclusive aos sábados e feriados, das 7h às 19h. Além destas unidades, os 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), os megapostos com acesso a pedestres, os mais de 130 postos volantes, os postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras da SMS estão em operação das 8h às 17h, com a vacinação em primeira dose.

Para conferir a movimentação nos postos de vacinação, consulte o portal De Olho na Fila. O serviço informa se há fila pequena, média, grande ou se não há fila alguma no local escolhido. Informações sobre a campanha de imunização da rede municipal de saúde podem ser obtidas na página


Vacina Sampa, disponível no link.

7 visualizações0 comentário