top of page
Buscar

Benzema ganha a Bola de Ouro como o melhor do mundo

Por Roberto Maia


Aos 34 anos, Karim Benzema, atacante francês do Real Madrid, recebeu pela primeira vez o troféu Bola de Ouro, evento anual realizado pela revista France Football, que premia o melhor jogador da temporada. A segunda colocação ficou com Sadio Mané do Bayern de Munique, seguido por De Bruyne do Manchester City, Lewandowski do Barcelona e Salah do Liverpool. O brasileiro Vini Jr. ficou na oitava colocação.


Benzema era o favorito pela excepcional temporada 2021/2022 que realizou no clube de Madri. Ele marcou 44 gols em 46 jogos, além de garantir 15 assistências que resultaram em gols. Também conquistou os títulos da Liga do Campeões (Champions), Campeonato Espanhol, Supercopa da Europa e Supercopa da Espanha.

A France Football faz uma lista de 30 finalistas — 20, no feminino — e a submete a jornalistas de diferentes países. Na última edição, foram 180 participantes. Cada um faz o seu Top-5, e pontuações são dadas por posição. O melhor colocado leva a Bola de Ouro.


Após receber a Bola de Ouro, Benzema fez referência a seus ídolos Zidane e Ronaldo Fenômeno. "Tenho muito orgulho do meu percurso. Era meu sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e depois tive toda motivação na minha vida com Zidane e Ronaldo", afirmou, apontando para os ex-jogadores também presentes na cerimônia.


Criado em 1956, a premiação com o troféu Bola de Ouro era somente para jogadores europeus. Em 1994 a France Football passou a considerar todos os jogadores de clubes da Europa. Nova mudança ocorreu em 2006, quando qualquer jogador do mundo poderia receber o prêmio.


Diante dos critérios da premiação, gênios do futebol como Pelé e Maradona nunca tiveram chance de receber a Bola de Ouro. No entanto, caso as regras atuais valessem desde o início, o Rei do Futebol ganharia o troféu sete vezes (1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970) segundo a própria revista francesa.


O leque aumentou a partir de 2018, quando foram criadas novas premiações: Bola de Ouro para a melhor jogadora, Troféu Yashin para o melhor goleiro, e o Troféu Kopa para o melhor jogador jovem. A novidade deste ano foram o Troféu Gerd Müller, para o maior goleador da temporada, e o Prêmio Sócrates, que premia o jogador com melhor engajamento social.


Assim foram premiados este ano, além de Benzema, a jogadora Alexia Putellas, o goleiro Thibaut Courtois, o jovem Gavi, o goleador Robert Lewandowski e Sadio Mané. O Manchester City foi escolhido o Clube do Ano.

Bola de Ouro 2022 consagra a excepcional temporada de Benzema no Real Madrid, onde marcou 44 gols em 46 jogos. (Foto: Real Madrid/ realmadrid.com)




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


Comments


bottom of page