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Basalt chega ao Brasil a partir de R$ 89.990

Foto do escritor: Vito ZanellaVito Zanella

Por Vito Zanella



A Citroën acaba de lançar no Brasil o primeiro SUV Coupe da marca para a região. Fruto da união de design, espaço, conforto e foco total em seus ocupantes, ele chega para revolucionar o mercado como o modelo mais acessível de seu segmento no País. O Basalt estreia em três versões: Feel, por R$ 89.990,00; Feel Turbo 200, R$ 96.990,00 e Shine Turbo 200, R$ 104.990,00. Além da série especial de lançamento First Turbo 200, por R$ 107.390,00.



O Basalt é favorecido pela moderna arquitetura da plataforma CMP, que possibilitou a criação de uma carroceria Coupe elegante, dotada de aços de elevados graus de resistência e amplo espaço interno. Seu entre-eixos de 2,64m permitiu a criação de um estilo proporcional, que une com perfeição a dianteira e traseira de balanços curtos. O cuidado com que o Basalt foi projetado surge nos exclusivos Color Touchs: discretas barras nas laterais do para-choque dianteiro e na coluna C, próximo às portas, que identificam as versões de forma visual. No Basalt Feel elas são pintadas no tom Andre Red (nome em homenagem a Andre Citroën, criador da marca), enquanto na versão Shine e First Edition elas adotam o tom levemente dourado Terre de Toscane.



Todo esse cuidado com o visual se mantém no interior, projetado para receber até cinco adultos com o máximo de conforto. O painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo dele está o ar-condicionado digital automátic. A suspensão foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão. Pneus de medida 205/65 oferecem sempre o máximo de aderência, enquanto rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões agregam ainda mais design ao conjunto.



O conforto também está em ter uma longa lista de equipamentos de série em todas as versões, que inclui itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré). A cabine desenvolvida com foco total na comodidade para os ocupantes entrega um amplo espaço interno para cabeças, pernas e ombros de todos, inclusive os passageiros que viajarem no banco traseiro (que também terão a facilidade de duas entradas USB dedicadas posicionadas entre os bancos frontais). Conforto é poder viajar sem se preocupar com as bagagens, graças a um amplo porta-malas de 490 litros (padrão VDA) e tampa com abertura total. Eficiência é poder ampliar ainda mais o compartimento, graças ao sistema de rebatimento do encosto traseiro.



Sob o capô, duas opções de propulsão projetadas para o melhor uso de cada cliente. O motor 1.0 Firefly, associado a um câmbio manual de cinco marchas, de consumo de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque. O igualmente reconhecido motor Turbo 200. O conjunto de até 130 cv, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, aumenta o dinamismo ao Basalt.



First Edition


Marcar a chegada de um modelo tão único só poderia ser feita com uma série especial ainda mais diferenciada. O Basalt First Edition terá diferentes elementos de design para entregar ainda mais estilo, inclusive na cor branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão. O visual especial continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras. O interior é igualmente especial, com pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


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