Atende+ completa 26 anos com 750 mil pessoas transportadas no último ano
top of page
Buscar

Atende+ completa 26 anos com 750 mil pessoas transportadas no último ano

São 540 vans totalmente adaptadas ao transporte de pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física, com alto grau de severidade e dependência

O Atende+ completa no mês de maio 26 anos de serviços prestados à cidade de São Paulo na área de transporte. Em todo este tempo de existência, as conquistas são diversas e a maior delas é o reconhecimento do bom atendimento pelos usuários. Nas últimas pesquisas realizadas pela SPTrans, em 2020 e 2021, o Atende+ obteve 100% de aprovação de quem utiliza o serviço. O Atende+, criado em 1996, é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e empresa de táxis acessíveis.

São 540 vans totalmente adaptadas ao transporte de pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física, com alto grau de severidade e dependência. Elas rodam aproximadamente 1,8 milhão de quilômetros por mês (dados de março/2022). Em 2021, foram quase 750 mil usuários transportados, entre pessoas com deficiência e acompanhantes.

O serviço conta com 1.000 motoristas operando os veículos diariamente, além de 59 funcionários da SPTrans que atuam diretamente na gestão do serviço (análise das fichas de avaliação médica, programação dos atendimentos, confecção das ordens de serviços, Central de Atendimento ao usuário, fiscalização, contingência, reclamações e táxi acessível). Outras áreas da SPTrans também estão envolvidas, como a financeira, tecnologia da informação, engenharia veicular, inspeção de frota, monitoramento, cadastro, fiscalização e auditoria médica.

Além do atendimento à rotina diária de seus usuários, as vans do Serviço Atende+ também operam nos fins de semana e feriados, realizando o transporte para eventos específicos de instituições cadastradas junto ao serviço, as quais trabalham diretamente com pessoas com deficiência, além de grandes eventos como Carnaval no Anhembi e GP do Brasil de Fórmula 1, dentre outros.

Todo pedido de inscrição no serviço é analisado pela equipe do Atende+ que verifica a ficha de avaliação médica entregue pelo munícipe e, caso se enquadre no perfil de atendimento, recebe o retorno sobre sua habilitação e seu pedido de viagens é enviado à equipe de programação para a inserção às rotas de atendimento.

A SPTrans monitora a operação das vans do Atende+ em tempo real para garantir o melhor atendimento aos usuários, mantendo canal de comunicação direto com os motoristas, fornecendo as diretrizes necessárias quando existirem ocorrências.

bottom of page