Aplicativos para a segurança do cidadão
top of page
Buscar

Aplicativos para a segurança do cidadão

Por Coronel Camilo


Tivemos um comandante na antiga Diretoria de Sistema da Polícia Militar, Coronel Pedro Carlini, um visionário, que determinou que utilizássemos, como rodapé de todos os documentos, a expressão “Tecnologia a serviço da segurança". Naquela época os computadores eram só os chamados mainframes, ainda não existia o microcomputador desktop em larga escala, o notebook era um sonho e o celular, inimaginável. A entrada de dados para processamento era feita por cartão perfurado.


Tornando aquele slogan uma realidade, no último dia 5 de janeiro, a Polícia Militar de São Paulo lançou os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193”. Agora, todos podem acionar os canais de emergência da polícia e dos bombeiros pelo próprio celular, de forma silenciosa, com precisão nos dados informados e agilizando o atendimento. O aplicativo do Bombeiro já está disponível nas plataformas iOS, para iphones, e Android. O da polícia para Android e em breve também está na Apple Store.


Para utilizá-los, basta que o usuário faça um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento. A localização poderá ser disponibilizada automaticamente se o solicitante estiver com o GPS ligado no celular.

Atendendo todos os tipos de ocorrências, tais como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias, no aplicativo “Bombeiros Emergência 193” também é possível enviar pequenos vídeos de até 10 segundos, imagens e áudios, para facilitar o atendimento e melhor informar as equipes que se deslocarão para a ocorrência.

Já o aplicativo “190 SP” permitirá o registro das ocorrências mais comuns, como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. Novos tipos de ocorrências serão adicionados no lançamento das novas versões, bem como a opção de enviar áudios imagens e pequenos vídeos, da mesma forma que já acontece no aplicativo dos bombeiros.

A utilização desses aplicativos da Polícia Militar trará uma significativa redução do tempo de atendimento, pois os dados iniciais são informados diretamente no aplicativo e não há necessidade de se passar pelo atendimento 190, uma triagem que é feita em todas as solicitações policiais, e ser direcionado, imediatamente, para o despacho de uma viatura policial ou do bombeiro.

Assim como o SOS Mulher, aplicativo para proteção das mulheres com medidas protetivas, as Delegacias de Defesa da Mulher DDM on-line, as bodycam (câmeras nos uniformes dos policiais) do sistema Olho Vivo, os novos aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193” são mais uma forma de usar a tecnologia na segurança em favor do cidadão de São Paulo.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page