Aliança Francesa Relembra 150 Anos Da Comuna De Paris com Beatriz Tragtenberg
top of page
Buscar

Aliança Francesa Relembra 150 Anos Da Comuna De Paris com Beatriz Tragtenberg

No ano de 2021, em tempos pandêmicos, a cena da Comuna parisiense renasce em sarau promovido pela Aliança Francesa

Imagem: Morgana Narjara

A revolucionária Louise Michel foi um dos símbolos da Comuna de Paris, uma iniciativa que teve uma série de reivindicações progressistas quando foi criada em 1871, 150 anos atrás. Para celebrar a data, a Aliança Francesa SP traz Sarau: Pour Louise ou a Desejada Virtude da Resistência que reúne trechos da peça homônima costurados por músicas da mesma montagem, além do lançamento do EP com essas canções ao final do evento. A atriz octogenária Beatriz Tragtenberg é um dos destaques do espetáculo que homenageia Louise Michel. A atividade online será no dia 28 de maio, sexta-feira, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados via Sympla.

Os fragmentos da peça teatral tem direção dramaturgia de Luciana Lyra, atuação de Beatriz e Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulinho Brandão e Paulo Tó. O EP tem produção musical e mixagem do álbum assinados por Paulo Tó, coro e instrumentação executados por Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulo Tó e Paulinho Brandão.

A peça teve sua estreia em 2018, no Espaço da Cia. do Latão-SP, e retrata quando o povo de Paris assume uma revolução contra a burguesia e o Império, e instala um governo autogestionário. É baseada nos livros Memórias e História da Comuna de Paris, ambos de Louise Michel, levando a sua própria voz para o palco. A peça revela também as importantes realizações que foram implementadas pela Comuna de Paris e que estavam ocultadas pela historiografia tradicional.

A Aliança Francesa BH também relembra o fato histórico por meio do Clube do Livro “Ler e Inspirar”, no dia 22 de maio, às 10h30, pela plataforma Zoom. Para o encontro virtual, é proposta a leitura da obra de Louise Michel, La Révolution en Contant. É necessário fazer inscrição por meio do e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br para participar.


Este evento é apresentado pela Ticket, uma marca Edenred e tem realização da Aliança Francesa de São Paulo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo


Serviço

Sarau: Pour Louise Ou A Desejada Virtude Da Resistência

(Fragmentos da peça teatral e lançamento das canções originais)

Data: Sexta-feira dia 28 de maio às 20h (duração peça 40min + 60min debate). Gratuito, via Zoom

Acessibilidade: intérprete de Libras.

bottom of page