Agosto Dourado: Mães atendidas na rede privada de saúde doam leite materno para usuárias do SUS
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Agosto Dourado: Mães atendidas na rede privada de saúde doam leite materno para usuárias do SUS

Banco de Leite do Hospital São Luiz Anália Franco, da Rede D’Or, mantém parceria para doação do leite excedente ao hospital estadual Leonor Mendes de Barros


No Dia Mundial da Amamentação (1/8), data que marca o início da campanha Agosto Dourado, de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, uma ação de solidariedade ganhou destaque na zona Leste da capital paulista.


Mães atendidas no Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco ajudam, por meio da doação de leite humano, bebês prematuros atendidos na rede pública.


Isso acontece por meio de uma parceria entre o São Luiz e o Hospital Leonor Mendes de Barros, unidade pública de saúde referência em neonatologia, para doação do leite excedente coletado no banco da unidade privada.


Ao longo dos últimos 15 anos, o São Luiz Anália Franco coletou 12 mil litros de leite humano, dos quais nove mil foram utilizados pelos bebês em atendimento na UTI neonatal, e outros três mil litros foram doados ao Leonor, para ajudar outros recém-nascidos.


A unidade da Rede D’Or conta com um Banco de Leite completo, alinhado a padrões internacionais de segurança e qualidade, desde a sua inauguração, em 2008, sendo responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite.


“A amamentação diminui a mortalidade infantil. Quando pensamos no contexto hospitalar de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, onde temos bebês prematuros, isso se torna fundamental”, destaca Jamile Morelo, supervisora do Banco de Leite do São Luiz Anália Franco.


Estudos científicos comprovam que bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, internados em UTI Neonatais e alimentados com leite humano, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.


O leite materno é “padrão ouro de qualidade”, o que inspirou a escolha da cor dourada para a campanha de conscientização. O alimento é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos, garantindo nutrição e hidratação, além de contribuir em fatores imunológicos.

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