Adaptação do romance de Mário de Andrade, Amar, Verbo Intransitivo ganha novas apresentações
top of page
Buscar

Adaptação do romance de Mário de Andrade, Amar, Verbo Intransitivo ganha novas apresentações

Dirigida por Dagoberto Feliz, a peça coloca em pauta o papel de subordinação da mulher na sociedade patriarcal. Elenco traz Luciana Carnieli e Pedro Daher

Imagem: João Caldas Filho

Escrito em 1927 e considerado o primeiro romance do escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945), Amar, Verbo Intransitivo ganhou em 2019 uma adaptação teatral com dramaturgia de Luciana Carnieli e direção de Dagoberto Feliz. Após circular por 6 cidades do interior de São Paulo no primeiro semestre, agora, em agosto, o trabalho ganha novas apresentações gratuitas nos teatros municipais Paulo Eiró (no dia 12, às 21h), Alfredo Mesquita (dia 19, às 21h) e Arthur Azevedo (dia 26, às 21h).


A trama narra a história da governanta Fräulein Elza, que é contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa e sexual de Carlos, o primogênito herdeiro. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.


Leitor da alma feminina, Mário de Andrade constrói uma protagonista que se destaca por sua multiplicidade. A governanta, professora de línguas, de piano e de amor deixa a terra onde nasceu, a Alemanha, e torna-se sujeito de seu próprio destino em território brasileiro. Uma prostituta alemã inserida na sociedade aristocrática de disfarces. A protagonista, apesar de estar colocada no contexto histórico do início do século XX, é ideal para discutir o constante papel de subordinação da mulher na sociedade burguesa e patriarcal.


A encenação tem como foco central o jogo cênico entre os dois atores, que narram a história e simultaneamente interpretam os personagens. Assim, a linguagem cênica se alterna entre narração e dramatização.


Amar, Verbo Intransitivo, de Luciana Carnieli

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Teatro Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

Quando: 12 de agosto, às 21h

Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1.770, Santana

Quando: 19 de agosto, às 21h

Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955, Mooca

Quando: 26 de agosto, às 21h

bottom of page