top of page
Buscar

Accord Advanced Hybrid: mais tecnologia, segurança e nova motorização

Por Vito Zanella


Foto: divulgação

O Accord Advanced Hybrid chega ao mercado brasileiro evoluído em todos os aspectos se comparado à geração anterior. O modelo traz avançada tecnologia híbrida e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão. Os motores elétricos estão dispostos em paralelo, e não mais em série, o que implica em um novo e-CVT. Esse powertrain evoluído preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, de 32,1 para 34,1 kgfm. O novo motor quatro-cilindros 2.0 de ciclo Atkinson agora possui injeção direta de combustível e entrega performance superior em relação ao anterior, com torque de 19,2 kgfm a 4.500 rpm (antes 17,8 kgfm a 3.500 rpm) potência de 146 cv a 6.100 rpm (antes 145 cv a 6.000 rpm). A 11ª geração do Accord tem preço público sugerido de R$ 324.900,00.


O conceito que levou à criação do design exterior do Accord Advanced Hybrid foi resumido no mote “Creative Black Tie”, que permite intuir que o desejo de requinte foi especialmente voltado à modernidade. A linha de cintura horizontal e o caimento da coluna C – que remetem à elegância natural dos cupês – é complementada pela dianteira, com capô longo e frontal baixo. A grade dianteira tem acabamento Black Piano, compondo uma frente vigorosa em conjunto com os faróis full-LED com DRL. Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o H da Honda ao centro de uma superfície limpa e nivelada.

Foto: divulgação

No interior, a palavra de ordem é funcionalidade, com ênfase no alto padrão de materiais utilizados, que agradam tanto o olhar quanto o tato. A visibilidade é privilegiada pelo fato de os limpadores de para-brisa ficarem fora do campo de visão do motorista. O modelo traz ainda bancos com estabilizador corporal, que elevam o nível de suporte e conforto. Eles também possuem ajustes elétricos para motorista e passageiro – com memórias no caso do condutor. Esta atenção no bem-estar dos ocupantes é complementada pelo amplo espaço interno e pela capacidade do porta-malas (574 litros). O espaço de carga pode ser aumentado por meio do encosto bipartido, rebatível em proporção 60/40.


Foto: divulgação

Ao assumir o volante, o motorista terá como fonte de informação prioritária o painel de instrumentos TFT full-digital de alta definição, com 10,2 polegadas e múltiplas funções. Além do cluster propriamente dito, o novo Accord oferece a possibilidade de consulta das informações básicas de condução projetadas no para-brisa pelo Head Up. A porção central do painel é ocupada por uma tela multimídia sensível ao toque de 12,3 polegadas com botão físico de volume de áudio. O sistema de entretenimento do Accord é compatível com os padrões Apple CarPlay e Android Auto. A plataforma de conectividade myHonda Connect também está disponível no Accord, conectando o motorista ao seu carro via aplicativo no smartphone. O sistema reúne informação, segurança e controle do veículo.


E segurança é um dos pilares da Honda. E isso fica evidente no Accord Advanced Hybrid. O sedan traz o Honda SENSING, em versão mais avançada. A nova configuração traz a câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, cujo campo de visão pas-sou de 50º para 90º. Já o radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, camuflado pelo H da Honda, tem um pico de ângulo de varredura de 120º contra os 50º da versão anterior. Outro destaque são os airbags, que estreiam nova tecnologia no Accord. Ao todo, o modelo possui 8 airbags: 2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos. Outros equipamentos de segurança são: monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.



bottom of page