A minha lista de sete tipos de políticos brasileiros
top of page
Buscar

A minha lista de sete tipos de políticos brasileiros

Por Fernando Jorge


Foto: Rafapress

Dezenas dos meus leitores me enviaram mensagens, pedindo isto: uma lista de sete tipos de políticos brasileiros. Bem, este é um assunto que conheço muito bem, porque, inclusive, fui chefe e diretor, durante mais de trinta anos, da Divisão Técnica de Biblioteca da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Fiquei conhecendo, portanto, a vida e as ações de grande número de deputados. E tive o cuidado de colocar, no meu rico arquivo, minuciosas informações sobre todos eles. Meu Deus, como sou perigoso!


Aí vai, amigo leitor, a minha lista.


(I) O político que promete e não cumpre a sua palavra. Eleito só come, bebe, engorda e ganha dinheiro. É um zero bem redondo, a imagem do vazio, porém sempre me deu uma coisa: nojo.


(II) O político ignorante, o vereador, o deputado, o senador, etc, sem nenhuma cultura, unicamente capaz de soltar frases com erros primários de português e de exibir a sua imensa, gigantesca ignorância.


(III) O político burro, retardado mental, que pratica ações vergonhosas, como humilhar funcionários dos poderes legislativos e até executar assédio sexual, mesmo sendo filmado.


(IV) O político verboso, parlapatão. Ele fala, fala, e não diz coisa alguma. Defeca pela boca, tudo que diz é conversa mole, papagaiada.


(V) O político super orgulhoso, arrogante, que quer que todos se curvem diante dele, como se fosse Deus.


(VI) O político corrupto, cujo coração só bate assim: dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro... Recebe propina e até dólares.


(VII) O político honesto. Espécie raríssima, cada vez mais sendo extinta.


Paro aqui. Chega! Não vou continuar, senão ficarei nervoso...



Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.



bottom of page