Por Fernando Jorge
Fiquei surpreso. Recebi, em breve espaço de tempo, enorme quantidade de cartas e mensagens, devido a minha crônica “Sete tipos de mentirosos.” Essas cartas e mensagens são das minhas leitoras casadas, descrevendo os seus maridos e pedindo que eu os classifique, como classifiquei os sete tipos de mentirosos.
Muito bem, baseado nos textos das minhas leitoras casadas, vou agora descrever sete tipos de maridos. Atenção, atenção, amigos leitores, aí vai a lista.
(I) O marido ranzinza. Ele nunca está satisfeito. Reclama de tudo, se queixa da comida, do café que lhe é servido e até da toalha de banho.
(II) O marido comilão. Ele não para de comer e de engordar. Come tudo, devora queijo, salame, pepino, batata, macarronadas, e não para de engordar, de ficar cada vez mais barrigudo.
(III) O marido ciumento, desconfiado, que se a esposa conversa com um homem, sente-se traído, corneado.
(IV) O marido sovina, agarrado ao seu dinheiro. A sua mulher quer comprar uma coisa necessária e ele não abre a carteira.
(V) O marido estupido, grosseirão, que humilha a esposa com palavras pesadas.
(VI) O marido preguiçoso, dorminhoco, incapaz de prestar qualquer ajuda a sua esposa.
(VII) O marido bonzinho, gentil, meigo, carinhoso.
Paro aqui. É claro que há outros tipos de maridos, como, por exemplo, o marido porco, fedorento, que não gosta de tomar banho...
Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.
Comments