Buscar

A melhor maneira de superar uma situação difícil é enfrentando o medo de errar

Atualizado: Set 9

Quem nunca sonhou em abandonar tudo e começar do zero? Ter uma vida nova, vivenciar novas experiências e sentir novas sensações. Tudo isso no primeiro instante é maravilhoso, nos proporciona uma sensação de felicidade, recomeço e alívio, porém logo em seguida quando confrontamos a realidade e pensamos na possibilidade de efetuar mudanças reais passamos a analisar os prós, contras e os riscos a serem assumidos. Com isso, surgem sentimentos de insegurança, ansiedade e o medo do novo, o que é completamente normal em algumas situações da nossa vida. O medo deve ser entendido como um mecanismo de preservação e auxílio nas nossas ações, pois ele faz com que nos tornamos mais atenciosos e cuidadosos com as nossas atitudes. O problema é quando ele se torna excessivo e elemento paralisante, tornando-se um empecilho nos limitando de realizar atividades corriqueiras do cotidiano. Deixar de agir sob a ação desse sentimento limita não só as nossas ações, mas quando se trata do medo de errar, fechamos a porta para novas oportunidades, sabotamos o nosso crescimento e consequentemente as nossas conquistas.

Qual é o principal agente causador da dor?

Sem dúvida alguma as crenças limitantes e o pensamento negativo são os fatores principais, o medo de errar está relacionado com a insegurança que o indivíduo tem diante de uma situação de incerteza. Para evitar se sentir impotente e dominado diante desse tipo de situação, é imprescindível que a pessoa antes de qualquer coisa se conheça para poder identificar suas qualidades e pontos a serem melhorados, pois assim se tornará mais confiante diante de situações desafiadoras. Quando você possui pleno domínio da sua inteligência emocional, consegue dominar mais os sentimentos e se torna mais consciente para ir à busca dos seus objetivos. Devemos entender que temos diversas decisões a serem tomadas em nossas vidas e estas são apenas decisões, mas que delas dependem inúmeras circunstâncias para serem realizadas, porém quando aplicadas com confiança, as chances de assertividade serão maiores. A vida é um constante treino em um jogo de erro e acerto, na qual a insegurança nada mais é que um desconhecimento de nossos próprios talentos e capacidades.

Ninguém gosta de errar

É natural que todo mundo haja com o intuito de acertar, mas nem sempre é possível. Durante o curso da vida, cometemos erros e acertos e por isso não devemos desanimar durante uma derrota, ao contrário ela deve servir como um verdadeiro professor para não repetimos aquele que foi o agente da nossa queda. A melhor maneira de perder o medo de errar é tentando e não se deixando influenciar pelas críticas e opinião alheia, com tomadas de decisões bem pensadas e inteligentes.

Enfrentar as situações com coragem

A vida requer coragem, mas agir de forma inconsequente não é prova de coragem, pelo contrário, é uma atitude impensada pode acarretar mais experiências desastrosas. Por isso estude, faça um planejamento, sobretudo se conheça, desenvolva suas aptidões, explore sua criatividade e saiba que falhar mais parte da caminhada, uma pessoa de sucesso hoje, um dia ela também tentou, errou, falhou e se reergue para alcançar aos seus objetivos.


Sobre o Autor

Nascido em Jaffa, Israel, Gad Adler é filósofo, terapeuta motivacional e palestrante.Formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Tel Aviv, escreveu o livro “Você não pode tudo!Mas pode e merece ser feliz.“; é criador do método Melhor Maneira de aperfeiçoamento emocional, espiritual e da consciência para uma vida melhor, além de  administrar o site www.melhormaneira.com.br com conteúdo motivacional e que leva o mesmo nome da técnica.

10 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br