A importância do parto confortável para a gestante
top of page
Buscar

A importância do parto confortável para a gestante

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

A gestação é um momento único na vida da mulher. Um momento carregado de emoções, sentimentos novos, surpresas, angústias e medos. No final da gravidez essas angústias aumentam ainda mais com a preocupação de como será o seu parto, o que irá acontecer com ela, se irá sentir dor, se irá aguentar. Diante disso a relação do médico com a sua paciente deve ser muito boa, deve haver confiança mútua e esclarecimentos, assim, a mulher, poderá fazer as suas escolhas, de forma consciente e segura, sabendo o que irá passar no final da gravidez e durante o trabalho de parto.


Com essa relação de confiança estabelecida entre ambos, o médico lhe explicará de forma mais fácil, qual será a melhor conduta para aquele período ou determinada situação, e a paciente se sentirá mais confiante, e confortável, podendo viver o seu final de gravidez com mais tranquilidade, sem medo, e poderá receber todo afeto e cuidado da equipe que escolheu para cuidar dela nesse momento tão especial e ter só boas lembranças.


A ginecologista e obstetra, Dra. Elis Nogueira, do corpo clínico dos hospitais Vila Nova Star, e São Luiz Itaim, ressaltou algumas dicas valiosas para diminuir as sequelas psicológicas e físicas que podem ocorrer nesse momento, e o tão esperado trabalho de parto e parto ser ainda mais mágico.


Em primeiro lugar, a grávida, deve escolher bem o seu médico ou médica, e ter confiança na pessoa que escolheu para cuidar dela nesse período. Isso é de extrema importância nesse momento. Ela deve tirar todas as suas dúvidas com esse profissional, entender os tipos de parto, todas as suas possibilidades e as consequências de cada escolha diante do seu caso. Por isso a necessidade de se ter um bom acompanhamento pré-natal, que traga as considerações e cuidados com a sua saúde e do seu bebê durante toda a gestação. A paciente passará a se sentir mais amparada e cuidada.


Para um parto confortável, a mulher precisa sentir segurança em todos os procedimentos e ter ao seu lado uma equipe que saiba das suas escolhas para que todas as decisões não sejam vistas, nem sentidas, como uma violação ao seu corpo.


Abaixo, detalhes importantes que devem ser levados em consideração em todos os tipos de partos:


O ambiente: durante o trabalho de parto e parto, o ambiente deve ser tranquilo, limpo e organizado. O local pode ser trabalhado em função desse momento especial.


O acompanhante: durante o trabalho de parto e parto é importante, que a mulher tenha um acompanhante para dividir com ela esse momento de alegria, isso se ela realmente quiser.


Afeto: toda a equipe médica e envolvidos em um trabalho de parto e parto devem informar de forma clara à parturiente todos os procedimentos que serão realizados, bem como ouvir e considerar suas escolhas, sempre com muito cuidado, delicadeza e atenção.


Contato: assim que o bebê nascer, ele deve ser mostrado a nova mamãe e se estiver bem, a indicação, é que ele seja entregue a ela, para que possam fazer o contato pele a pele.


Amamentação: logo após o nascimento, deve ser estimulado que o bebê seja amamentado pela mãe, isso ajuda também a fortalecer o vínculo entre os dois e ajuda na descida do leite.


Respeitar a melhor posição para mulher: se o parto for natural, ela deve escolher a posição em que se sente mais confortável para fazer a força e dar à luz.

bottom of page