2ª edição do Mãos Empoderadas: projeto de empreendedorismo para mulheres acontece na Zona Sul de São Paulo
top of page
Buscar

2ª edição do Mãos Empoderadas: projeto de empreendedorismo para mulheres acontece na Zona Sul de São Paulo

Fomentar a criatividade e empoderar por meio da capacitação de produção artesanal e geração de renda desperta a sororidade entre mulheres


Foto: Divulgação

Concebido na Estima Cultural, produtora voltada ao desenvolvimento e gestão de programas socioculturais acessíveis e de qualidade, a 2ª edição do “Mãos Empoderadas” será desenvolvida no bairro de Campo Limpo, na Zona Sul da capital, durante três meses, de abril a junho. Sessenta mulheres serão contempladas, vinte a mais do que a edição passada.


A segunda edição continua a seguir a vocação social propulsora do projeto, com ênfase no fomento de criatividade e na capacitação profissional pela troca de conhecimentos e vivências. Três vezes por semana, essas mulheres vão se reunir para ressignificarem a forma como lidam com suas produções artesanais e torná-las mais inovadoras e rentáveis.


Além do conhecimento teórico e das experiências práticas por todas as etapas da cadeia produtiva - da criação e produção artesanal à venda digital; técnicas de aprimoramento, acabamento e desenvolvimento de novos produtos; da feira às plataformas de e-commerce, uma atividade chamada “Roda das Sabidas”, ministrada por Cristina Balieiro, psicóloga, psicoterapeuta junguiana e coordenadora de círculos de mulheres, trata de oferecer caminhos para a busca de uma nova identidade feminina.


É nesse espaço de troca –- Roda das Sabidas -- que as mulheres se sentem acolhidas por poderem falar sobre o que as impede de crescer, sobre suas marcas de sofrimento e dos obstáculos que enfrentam em suas vidas.


“Interagir em círculo estimula as trocas entre os participantes e o aprendizado por experimentação, identificação e compartilhamento. Em termos práticos, os círculos de mulheres são espaços de aceitação em que todas acolhem as participantes que queiram compartilhar suas experiências. Isso faz que uma sirva de espelho para a outra e permite perceber que a questão de uma é a questão de muitas. ”, diz Cristina.


“Dados IBGE das últimas décadas apontam o fortalecimento do artesanato brasileiro como consequência da ascensão da economia criativa, alcançando legitimidade como expressão cultural e identitária de diversos grupos. O Mãos Empoderadas trata o fortalecimento feminino sob dois importantes aspectos; o despertar do sentimento de solidariedade entre as mulheres e a independência financeira a partir da profissionalização de seus ramos de atividade, possibilitando liberdades pessoal e profissional. Juntos, criam território para estabelecer laços profundos e sentimentos de empatia de modo a derrubar a máxima histórica e culturalmente estabelecida sobre a rivalidade inerente às mulheres, ideia que acaba sendo um instrumento de desunião utilizado pelo sistema patriarcal”, complementa Roberto Rosa, idealizador do projeto, que por muitos anos atuou como ator ao lado de atrizes mulheres que o influenciaram definitivamente em sua capacidade de escuta e escolhas profissionais.


Mãos Empoderadas pretende ao longo dos três meses de aprendizado proporcionar experiências e vivências às mulheres que as levem a melhores condições de trabalho e de vida por meio do aperfeiçoamento de suas produções ao mesmo tempo que trabalha coletivamente conceitos como união, escuta, empatia e o olhar afetuoso de umas com as outras na conquista do autoconhecimento, da autoestima e independência. O projeto tem alicerce no desenvolvimento de três eixos: técnicas artesanais; empreendedorismo, identidades visuais, marketing digital, vendas online; e abordagem terapêutica.


A segunda edição vem mais ampliada e se difere da primeira ao englobar mais técnicas e linguagens plásticas de artesanato para a elaboração de produtos, além de inovar na dinâmica do compartilhamento de conhecimento: todas as mulheres participantes podem transitar pelas mesas vizinhas de trabalho, que acontecem concomitantemente no mesmo espaço físico; podendo se revezar na observação e na troca dos processos criativos dos laboratórios propostos, nas construções individuais ou coletivas que vão surgindo a cada dia.


Mãos Empoderadas 2024

De 2 de abril a 6 de junho

Horários: terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h

Feira das Artesãs: 25 de maio, das 10 às 17h

Casa de Cultura do Campo Limpo

Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refúgio

Projeto Arrastão

Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255 - Jardim Bom Refugio

CEU Campo Limpo

Av. Carlos Lacerda, 678 - Vila Pirajussara

Programação completa no site oficial

bottom of page