21 de março: No Dia Internacional da Síndrome de Down, entenda a importância da inclusão social
top of page
Buscar

21 de março: No Dia Internacional da Síndrome de Down, entenda a importância da inclusão social

Foto: Cris Ulla

O dia 21 de março celebra o Dia Internacional da síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a sociedade para acabar com a invisibilidade e estimular a inclusão. Para isso, é necessária uma transformação por meio da conscientização, fazendo com que a sociedade e o governo ofereçam oportunidades que atendam as necessidades e respeitem as características das pessoas com síndrome de Down, garantindo a elas o direito de conviver, estudar e trabalhar como qualquer outra pessoa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm a síndrome no país.


A multitalentosa Tathi Piancastelli, atriz, escritora, palestrante, digital influencer, ativista, é a representante brasileira em uma importante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) no WDSD (Dia Internacional da Síndrome de Down) em Nova Iorque. O encontro global que acontece hoje, na data comemorativa, discutirá ações e políticas importantes. Tathi, é coordenadora de Ativismo do Instituto MetaSocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal” e integrante do grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).


Campanha para que o Google se torne parceiro da celebração e crie doodle comemorativo


Atenta às oportunidades que a tecnologia proporciona, nas redes sociais Tathi Piancastelli sabe utilizar muito bem o seu poder de fala para se comunicar com mais de 365 mil seguidores, com quem ela compartilha o dia a dia do seu trabalho como ativista. Parceira de grandes marcas como Dove, Arezzo, Nubank, Vivo e Nestlé, Tathi agora quer conquistar a parceria do Google.


Desde 2018 a influenciadora sugere à empresa a criação de um doodle comemorativo, sendo uma versão especial da ilustração do Google, que aparece na página inicial do buscador. O objetivo de Tathi é unir os esforços do seu trabalho com a empresa global para que, juntos, possam fazer com que o mundo inteiro pare e olhe para o tema, pois a informação é o melhor caminho para vencer o preconceito. Em suas redes sociais, Tathi publicou um exemplo do que poderia ser o doodle no buscador do Google (veja aqui), mas as suas sugestões ainda não foram retornadas pela empresa.


Afinal, qual é o impacto da inclusão social na vida de uma pessoa com síndrome de Down?


Tathi Piancastelli é um grande exemplo de que a inclusão de forma efetiva, incluindo a pessoa com síndrome de Down nas atividades sociais, revela talentos que, antes, ficariam escondidos em casa. Como escritora e atriz, Tathi apresentou a peça teatral “Menina dos Meus Olhos”, o primeiro espetáculo profissional escrito e protagonizado por uma pessoa com síndrome de Down, conquistando o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA. Atualmente a atriz apresenta a peça “Oi, Eu Estou Aqui!” (Hi, I Am Here!), um monólogo escrito e atuado por ela, onde retrata a sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que concretiza os seus desejos de morar sozinha, se casar e ter um diploma. Além de Tathi ter sido inspiração para que Mauricio de Sousa colocasse o nome de “Tati” na personagem com síndrome de Down na Turma da Mônica.


“O meu trabalho sempre tem o objetivo de mostrar que nós somos capazes de fazer o que quisermos, como qualquer outra pessoa. Defendo e vivo isso, trabalho, sou empresária, morei sozinha, me casei, levo uma vida como todo mundo, como eu sempre sonhei. É uma grande conquista!”, reforça Tathi.

Sobre Tathi Piancastelli


Tathi Piancastelli é atriz, empresária, palestrante, digital influencer, escritora e ativista. Multitalentosa, ainda criança Tathi foi inspiração para que Maurício de Sousa desse o nome de “Tati” a uma personagem do elenco da icônica Turma da Mônica.


Como escritora e atriz, Tathi apresentou a peça teatral “Menina dos Meus Olhos”, o primeiro espetáculo profissional escrito e protagonizado por uma pessoa com síndrome de Down. Nele, Tathi interpreta a personagem Bella, uma jovem que passa por situações de preconceito, discriminação e violência, até encontrar o verdadeiro amor. A produção da companhia americana de teatro Nettles Artists Collective, foi apresentada no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015 e conquistou o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA.


Além disso, do amor pela arte, Tathi utiliza seus diferentes campos de atuação como instrumentos de transformação social, promovendo por meio do seu trabalho oportunidades de criar uma sociedade mais inclusiva. Como Coordenadora de Ativismo do Instituto MetaSocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”, Tathi Piancastelli faz parte do grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Tathi também já teve a oportunidade de viver uma das experiências mais marcantes de sua vida como representante do Brasil na Assembleia das Nações Unidas (ONU) no Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.


No ano passado, Tathi apresentou a exposição “De Dentro para Fora”, na capital paulista, Campinas e Taubaté, ambas no interior do estado. O projeto expõe uma sequência de 18 fotos feitas por Nila Costa, que retrata de forma impactante o processo de inclusão sonhado por uma pessoa com síndrome de Down, desde o momento que ainda está sob a proteção do útero materno, os desafios enfrentados na sociedade, como o preconceito e a ignorância, a sensação de opressão de sua voz, desejos e sentimentos, até a liberdade de viver os seus próprios sonhos como qualquer pessoa adulta. O projeto foi lançado na ONU, em Nova York e em seguida foi para Miami, chegando às terras brasileiras, no Museu da Inclusão no Memorial da América Latina em São Paulo


Atualmente a atriz apresenta a peça “Oi, Eu Estou Aqui!” (Hi, I Am Here!), um espetáculo solo escrito e atuado por Tathi Piancastelli. Esta obra coloca a artista em evidência, ecoando a sua poderosa voz de forma intensa no palco e na transformação do mundo para que seja um espaço mais inclusivo. Durante o monólogo, co-produzido com o diretor Fábio Costa Prado Tathi retrata a sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que concretiza os seus desejos de morar sozinha, se case e ter um diploma.


Entre suas diferentes atividades além de sua atuação como ativista, escritora e atriz, a rotina de Tathi Piancastelli inclui palestras em diversas ocasiões e campanhas publicitárias, como influenciadora digital de marcas como Dove, Arezzo, Nubank, Vivo e Nestlé, compartilhando dicas de moda, lifestyle, maquiagem e inclusão nas redes sociais.

bottom of page