Buscar
  • Vito Zanella

Wrangler 2022 ganha câmera off-road e assistentes autônomos

Por Vito Zanella


A linha 2022 do Wrangler já está disponível no Brasil nas versões Rubicon e Sahara 4P (quatro portas) e 2P (duas portas). Essas versões do modelo Jeep receberam novidades como novos sistemas de condução autônoma, comutação automática do farol alto e câmera off-road frontal. Segundo a marca americana, a câmera frontal off-road foi pensada para facilitar ainda mais a vida dos clientes Jeep nas mais diferentes trilhas e aventuras. Ela usa uma lente do tipo grande-angular e fica posicionada centralmente junto à icônica grade de sete fendas. Seu acionamento é feito por meio da tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia UConnect e permite ao motorista enxergar obstáculos à frente mesmo nas trilhas mais fechadas ou inclinadas. A câmera frontal off-road também possui um sistema de lavagem automático embutido. Ao ser acionado, um jato d’água de alta pressão remove da lente sujeiras como lama e terra, garantindo a melhor visão para o motorista. Ela também pode ser usada em conjunto com a câmera traseira e sensores de estacionamento para facilitar balizas e manobras.


Outra comodidade do Wrangler 2022 é um amplo pacote de sistemas de auxílio à condução autônoma. O piloto automático com controlador de velocidade adaptativo aumenta o conforto das viagens, mantendo uma distância segura do carro à frente de maneira automática: se o outro veículo frear, o Wrangler reduz a velocidade automaticamente e volta à velocidade programada assim que o outro carro sair da faixa ou retomar a aceleração. O sistema também inclui a frenagem automática de emergência (AEB). Essa tecnologia faz um monitoramento constante do tráfego à frente, alertando o motorista para o risco de colisões. Caso não haja nenhuma atividade por parte do condutor, o AEB pode frear o veículo automaticamente, reduzindo o dano em batidas ou até mesmo evitando pequenas colisões.


Esse pacote é completado pela comutação automática do farol alto Full LED. Ela usa imagens de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acompanhar o tráfego dos veículos à frente do Wrangler (em ambos os sentidos). Quando for detectada a proximidade com um carro próximo, o facho alto dos faróis é ajustado automaticamente para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Isso permite que o motorista se concentre totalmente na viagem e tenha a melhor iluminação em qualquer situação.

A versão Rubicon traz ainda o sistema Off-road+. Quando ativado, esse sistema ajusta automaticamente o Wrangler Rubicon para as condições do terreno. Atua nos principais sistemas, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno. Se habilitado em 4-HI, ele adapta a operação para velocidades mais altas na areia. Se habilitado em 4-LO, ele ajusta a operação para baixa velocidade off-road. O Wrangler 2022 também chega com rodas de liga-leve polidas em preto e alumínio que reforçam ainda mais o visual off-road do modelo. Esse conjunto é movimentado por um motor turbo de 272 cv e 400 Nm de torque, com câmbio automático de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio e a exclusiva barra estabilizadora frontal desconectável.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.